Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/21 às 11h53 - Atualizado em 28/06/21 às 14h25

Dia do técnico em Nutrição e Dietética é celebrado neste domingo

Data homenageia os profissionais tão essenciais na promoção da saúde através de assistência nutricional

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Neste domingo (27) é comemorado o Dia do técnico em Nutrição e Dietética. Os profissionais têm papel essencial, pois compõem equipes responsáveis pela assistência nutricional à população do Distrito Federal, visando  a promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, prevenção e tratamento de doenças.

 

De acordo com a gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama, atualmente esses profissionais atuam principalmente na atenção hospitalar, lotados nos núcleos de nutrição e dietética dos hospitais, alguns bancos de leite humano, na Central de Nutrição Domiciliar e na Gerência de Nutrição.

 

“Nos bancos de leite humano, os profissionais compõem a equipe responsável pelo aconselhamento e apoio ao aleitamento materno. Nos hospitais, os técnicos em nutrição, em parceria com os nutricionistas, são responsáveis pela assistência nutricional aos pacientes hospitalizados”, explica.

Na Gerência de Serviços de Nutrição, esses técnicos compõem a equipe responsável pelo Programa de Nutrição Enteral Domiciliar. Recebem e conferem os processos e cadastram os pacientes no sistema utilizado para a dispensação das fórmulas aos pacientes.

 

Já na Central de Nutrição Domiciliar, os profissionais realizam o atendimento dos usuários para fins de dispensação das fórmulas nutricionais aos pacientes cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar.

 

“A maioria dos nossos técnicos em nutrição está lotada nos núcleos de Nutrição Dietética dos hospitais, onde atuam na fiscalização da empresa contratada para o fornecimento de alimentação para pacientes, acompanhantes legalmente instituídos e servidores autorizados”, informa.

 

Além disso, eles fazem o acompanhamento da produção das refeições, execução dos cardápios e boas práticas de fabricação dos alimentos; distribuição das dietas aos pacientes e assistência, conforme Nota Técnica que define as atribuições do técnico em nutrição nos hospitais.