Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/14 às 17h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Dia Nacional da Homeopatia

COMPARTILHAR

A especialidade está presente na rede pública de saúde do DF desde 1986 e atende em 18 unidades de saúde

BRASÍLIA (21/11/14) – Há 174 anos chegava ao Brasil o médico francês Benoit Mure e, com ele, a Homeopatia. Por isso, nesta sexta-feira (21) comemora-se o dia Nacional da prática, que integra a oferta da Secretaria de Saúde do DF desde 1986.

As primeiras unidades que ofereceram a especialidade no Distrito Federal foram o Centro de Saúde nº 2 de Sobradinho e os de Brasília nºs 8 e 11. No ano seguinte, o Centro de Saúde nº 2 do Núcleo Bandeirante também passou a prestar o atendimento em Homeopatia.

O primeiro concurso público para médico homeopata na SES/DF ocorreu em 2002. No último concurso público realizado neste ano, foram oferecidas quatro vagas para médico homeopata: duas vagas para contratação e duas para o cadastro reserva.

Atualmente, há 15 homeopatas atendendo na rede pública do DF, que realizam uma média de 15 mil consultas anuais. Eles atendem nos hospitais regionais da Asa Norte, Guará e da Criança; além de 15 unidades de saúde de Brasília, Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Paranoá, Sobradinho e em Planaltina, no Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis).

Ozélia Evangelista é homeopata desde o primeiro concurso público na rede. Segundo a especialista, os pacientes que buscam atendimento são geralmente pessoas cansadas da alopatia e há muitos casos de alergia também.

A médica começou sua carreira como sanitarista, mas acreditava que a medicina alopática estava envenenando as pessoas, que precisavam ir tomando novos remédios para efeitos colaterais. No segundo ano de residência em Homeopatia, Ozélia conseguiu controlar as crises de convulsão semanais que o filho tinha desde que nasceu. “A partir daí virei homeopata de carteirinha”.

O Plano Estadual de Atenção Homeopática, aprovado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal, por meio da Resolução nº 8 publicada no DODF Nº 72, de 16 de abril de 2008, estabelece como metas prioritárias a implantação do atendimento homeopático ambulatorial em todas as Coordenações Gerais de Saúde da SES/DF e a estruturação de farmácia pública homeopática no SUS/DF.

PIS

A Homeopatia é uma das 14 modalidades de práticas integrativas em saúde oferecidas pela rede pública do DF e foi desenvolvida há mais de dois séculos na Alemanha, pelo médico Samuel Hahnemann. A técnica trabalha com o princípio dos semelhantes, de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa enferma.

Oferta

O serviço de homeopatia é oferecido nas seguintes unidades:
Hospitais: HRAN, Guará e Hospital da Criança de Brasília
Centros de saúde de: Brasília, n°s 1, 5, 8, 13 e 15; Gama, n° 8; Taguatinga, n° 4, 5 e 7; Ceilândia, n°5; Paranoá, n° 1; Sobradinho, n° 1 e 3; e Riacho Fundo, n° 1.
Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), em Planaltina.

Leia também...