Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/20 às 18h58 - Atualizado em 20/05/20 às 19h42

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é celebrado hoje (20)

COMPARTILHAR

Secretaria de Saúde conta com 10.863 servidores da categoria

 

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é celebrado, nesta quarta-feira (20), último dia da Semana da Enfermagem. Os profissionais têm muito do que se orgulhar nesta data. Todos os dias estão na linha de frente para cuidar e salvar vidas, especialmente em tempos de coronavírus. Além disso, são a maior categoria da Secretaria de Saúde, com 10.863 servidores atuando com dedicação em várias frentes da rede pública do Distrito Federal.

 

É o caso da técnica de enfermagem Adriana Chagas, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) 9 do Engenho das Lajes, no Gama. Em meio à pandemia, tem atuado com mais intensidade na testagem em massa para detectar a Covid-19 entre os moradores da região.

 

Para a profissional, a luta diária é um dos principais motivos para a categoria lembrar do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. “Buscamos e esperamos o reconhecimento da população neste dia. Como estamos na porta de entrada de tudo, geralmente as críticas e dissabores dos pacientes recaem mais sobre nós. Mas sempre é bom saber que estamos ajudando as pessoas com a nossa profissão. É reconfortante como ser humano”, comentou Adriana.

 

Uma das que se orgulha da profissão é Socorro Silva. Há 20 anos na Secretaria de Saúde, a técnica de enfermagem trabalha agora na UBS 20 de Planaltina. Na sua opinião, a celebração em homenagem à categoria representa toda a dedicação e empenho dos profissionais atendendo os pacientes.

 

“Tudo que ninguém quer fazer para um ser humano na questão de cuidar, nós fazemos, e com amor. Apesar de nestes tempos de pandemia as pessoas nos chamarem de anjos e heróis, nós somos apenas humanos, como qualquer outro, e simplesmente fazemos o trabalho que decidimos seguir. Estamos na linha de frente, lutando todos os dias e pedindo por mais respeito à categoria”, comenta.

 

PARABÉNS – O secretário de Saúde, Francisco Araújo, parabeniza a todos os profissionais que colocam suas vidas para defender vidas nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades básicas saúde (UBSs).

 

“Os técnicos de enfermagem têm uma participação e uma presença fundamental dentro do Sistema Único de Saúde. Quero pedir para que vocês continuem com essa dedicação, com esse comprometimento que vocês têm com as pessoas que precisam de saúde. Da parte da gestão fica aqui o nosso compromisso de protegê-los, defendê-los e trabalharmos sempre juntos para dar o melhor para a população”, afirmou.

 

Na avaliação do diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Saulo Júnior, a Semana de Enfermagem fecha com chave de ouro homenageando os técnicos e auxiliares. “Além de eles serem vitais para que ocorra a assistência de Enfermagem no DF, durante a pandemia vemos que eles são verdadeiros protagonistas no enfrentamento da Covid-19”, elogia Saulo Júnior.

 

O gestor destaca ainda a preparação que os profissionais demonstraram nesses tempos difíceis, muitas vezes arriscando as próprias vidas para garantir o melhor atendimento possível à população.

 

“Eles atuam com maestria no cuidado com os pacientes. Conseguem identificar os que mais precisam e fazem as intervenções quando necessário. Comemoramos com felicidade o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem, que tem um papel essencial na saúde”, completou.

 

OFICIAL – Para marcar a valorização aos enfermeiros e técnicos do DF, a Semana da Enfermagem foi incluída oficialmente no calendário local, para ser comemorada também no setor privado. A medida, instituída pela Lei n° 6.476/2020, foi sancionada em 7 de janeiro.

 

Aprovado pela Câmara Legislativa do DF, o projeto de lei foi de autoria do deputado Jorge Vianna, técnico de Enfermagem e servidor público no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

 

HISTÓRIA – Os dias 12 a 20 de maio não foram escolhidos ao acaso para a Semana da Enfermagem. Em 12 de maio comemora-se o nascimento de Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra.

 

 dia 20 de maio recorda o falecimento da enfermeira brasileira Anna Nery, em 1880, também pioneira na sua área.

 

Em 1958, a assembleia geral da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) recomendou a criação, por ato oficial, da Semana de Enfermagem. O objetivo era fortalecer e valorizar a união de todos esses profissionais.

 

Texto: Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde