Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/19 às 14h12 - Atualizado em 23/04/19 às 14h21

Diretora da Opas elogia trabalho da UBS 1 da Estrutural

COMPARTILHAR

Carissa Etienne conheceu a unidade nesta terça-feira 

 

 

O atendimento oferecido à população pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Estrutural foi elogiado pela diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, em visita ao local, nesta terça-feira (23), com sua comitiva.

 

“É um trabalho exemplar”, afirmou Etienne, depois que conheceu o consultório odontológico e a sala dos agentes comunitários de saúde, de onde seguiu para as salas de vacina e de acolhimento. Na oportunidade, soube mais a respeito das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS, a integração dos níveis de Atenção Primária na região e a atuação dos profissionais de saúde nesse período de vacinação contra a influenza.

 

Entre os destaques, reforçou a importância de a cobertura vacinal estar próxima de 100% na Estrutural, principalmente por ser considerada uma área de vulnerabilidade social e ter 94% da população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS tem sido objeto de muita fala no mundo, e os brasileiros devem se orgulhar do sistema de saúde que têm”, afirmou.

 

Etienne também elogiou a atuação da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Estrutural, que atingiu 119,79% de cobertura, atendendo a uma população de mais de 34,4 mil pessoas. Uma das medidas que tem permitido o acompanhamento desse percentual é o uso do prontuário eletrônico, apresentado à diretora pelos gestores da unidade.

 

“Não é possível alcançar a saúde universal se o primeiro portão de entrada de atendimento no sistema não for de excelência, como em locais iguais a este”, ressaltou a diretora, que é defensora da cobertura universal de saúde.

 

DEDICAÇÃO – “A Atenção Primária à saúde é um tema recorrente na Opas. Por isso, foi importante a visita da diretora à Estrutural, um lugar de grande vulnerabilidade. Ela pode verificar, in loco, todo o trabalho exercido lá, a dedicação e organização efetiva por parte da equipe, que garante uma cobertura magnífica para a Estrutural”, ponderou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que participou da visita.

 

Responsável pelas ações de saúde na Estrutural, a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos, agradeceu pelo reconhecimento da diretora da Opas. “É importante esse prestígio de uma instituição tão reconhecida internacionalmente, que pode avaliar, no território, o quanto nosso trabalho é bem realizado e dedicado a essa população, que é carente e vulnerável”, avaliou.

 

UNIDADE – A UBS 1 da Estrutural possui nove equipes de Estratégia Saúde da Família. São médicos de família e comunidade, enfermeiros, mais dentistas, técnicos de higiene dental, e uma equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf-AB), formada por nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. A unidade funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e de 7h ao meio-dia, aos sábados.

 

Com a conversão do modelo tradicional de Atenção Primária para a Estratégia Saúde da Família, a cobertura populacional da Região de Saúde Centro-Sul – que engloba Estrutural, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SIA, SCIA, Park Way, Riacho Fundo I e II – chegou a 63,97% até março deste ano.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF