Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/15 às 19h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Divep promove Treinamento Básico de Vigilância em Saúde

COMPARTILHAR

Módulo abordado será sobre os Princípios de Vigilância Epidemiológica

BRASÍLIA (30/9/15) – A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) promove, até terça-feira (6) “Treinamento Básico de Vigilância em Saúde (TBVS) – módulo: Princípios de Vigilância Epidemiológica” a todos os profissionais que atuam na rede pública e privada de saúde do Distrito Federal. Para este módulo foram disponibilizadas 30 vagas.

“Os objetivos principais do treinamento são os de capacitar os profissionais em vigilância em saúde, com foco na vigilância epidemiológica, além de prover ferramentas para o enfrentamento efetivo dos problemas de saúde pública. É uma das estratégias de inserção das ações de Vigilância em Saúde na Atenção Primária”, afirma a coordenadora do treinamento, Priscilleyne Ouverney. Durante o treinamento os profissionais terão a oportunidade de aprender e de trocar experiências sobre o uso do método epidemiológico, o qual é aplicável para as ações de vigilância de doenças transmissíveis, não transmissíveis, diagnóstico de saúde do território dentre outras finalidades.

O treinamento será ministrado por professores da UnB, profissionais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF. Serão abordados temas da Vigilância Epidemiológica na Atenção Primária; do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica; das Fontes de dados e Sistemas de Informação; Análise da situação de saúde; Epidemiologia Descritiva; 10 passos da investigação de surto; e Estudos de caso de Dengue, Exantemáticas e Doença Transmitida por Alimentos.

O curso será realizado no período da manhã, das 8 às 12 horas, nas dependências da Rede de Frio da SVS/SES, localizada no Setor de Apoio, ao lado do Clube da Saúde.