Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/12 às 18h10 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Domingo de homenagens às vítimas de acidentes de trânsito


Em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, (18 de novembro), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Departamento de Trânsito do DF (Detran), realizou, das 8h às 13h, no Parque da Cidade, uma série de atividades para relembrar as pessoas vitimadas no trânsito em situações que, na maioria das vezes, poderiam ser evitadas.

Entre as ações que marcaram a data destacam-se a Caminhada pela Paz no Trânsito e o lançamento de balões em memória às vítimas de acidentes de trânsito. O objetivo principal do evento é buscar estratégias para reduzir a morbimortalidade no trânsito. Além disso, destacar o trabalho dos diversos segmentos envolvidos nas ocorrências de trânsito, incluindo os agentes de trânsito, policiais, bombeiros, equipes de resgate, médicos e enfermeiros.

Dentre os resultados já alcançados nas vias do Distrito Federal destacam-se a redução de 16,3% no número de óbitos em acidentes de trânsito ocorridos no período de janeiro a outubro de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também houve uma redução de 12,4% no número de acidentes fatais. A natureza mais comum dos acidentes com mortes continua sendo a colisão (37%).

Outro dado relevante é quanto à redução do número de atropelamentos. Até o presente momento, o DF registrou o menor número de pedestres mortos nos últimos 12 anos, sendo que a redução de óbitos em relação ao ano anterior foi de 25%. Atingindo assim o índice de três mortos por 10 mil veículos, considerado aceitável pela ONU (Organização das Nações Unidas), para os países em desenvolvimento.

Já podem ser observados avanços na redução de óbitos por acidentes de trânsito, porém, ainda há muito que fazer. De janeiro a setembro deste ano, 310 perderam a vida nas vias do Distrito Federal, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso, há a necessidade continuada de campanhas de educação de trânsito e conscientização da população para que ajam com mais responsabilidade, civilidade e gentileza no trânsito. Gerando assim, paz e segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.