Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/18 às 15h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Eapsus promove curso de formação de facilitadores

 

Entre os dias 14 e 18 de maio, a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus), juntamente com a Diretoria de Estratégia da Saúde da Família da Secretaria de Saúde, promovem o curso de formação de facilitadores da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. A carga horária é de 40 horas.

 

Após a formação dos multiplicadores, serão programadas turmas do curso do tema para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) das sete regiões de saúde do DF, que atuam no cuidado às crianças.

 

O objetivo final dessa ação é aprimorar as competências dos servidores para o atendimento das crianças e suas famílias, contribuindo para a ampliação das ações de saúde, sobretudo no âmbito da APS.

 

AIDPI – A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) foi criada em 1996, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF). Ela constitui uma estratégia para redução da morbidade e mortalidade infantil, além de contribuir para abordagem das doenças comuns na infância, como infecções respiratórias e diarréia, por intermédio de um conjunto integrado de ações de intervenção, de prevenção e de promoção presentes nos serviços de saúde juntamente com a comunidade.

 

Entende-se que a estratégia, quando implementada na Atenção Primária à Saúde, permite que os profissionais a utilizem na prática do cuidado como uma ferramenta para avaliação e classificação das doenças e problemas que afetam a saúde de crianças, considerando suas vulnerabilidades.

 

Deste modo, atendendo adequadamente e referindo os casos precocemente para os demais níveis da rede de atenção à saúde, se contribuirá para a redução da mortalidade infantil, para a diminuição da incidência das doenças e redução da ocorrência de sequelas e complicações posteriores.

 

Renata Madeira, da Fepecs