Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/15 às 19h02 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Eleitas presidência e mesa diretora do Conselho de Saúde do DF

COMPARTILHAR

Helvécio Ferreira permanece no cargo de presidente; mandato é de um ano

BRASÍLIA (11/8/15) – Com 24 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, o atual presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), Helvécio Ferreira, foi reeleito nesta terça-feira (11)

? e exercerá o mandato até agosto de 2016. O titular recebeu apoio do ?s?ecretário de Saúde, Fábio Gondim, que acredita ser importante a continuidade da gestão para concluir? os? trabalhos iniciados.

“A votação do Helvécio foi quase unanime, o que demonstra o poder que ele tem sobre o conselho no sentido de mantê-lo unido e em uma direção única. Ele será um grande aliado nosso e terá grande espaço na nossa gestão, inclusive, estimulando a maior participação dos conselhos regionais e realizando ações iniciadas em sua gestão”, destacou Gondim.

Helvécio Ferreira reforçou o discurso do secretário de que esses foram votos de confiança por um trabalho de unidade, sem secção. “É a visão ampliada do SUS, em que não comporta usuário, trabalhadores e gestores ficarem na litigância. O SUS é nosso e temos que fazer uma pactuarão para primar pela sua qualidade em conjunto”, disse.

O presidente destacou que um dos passos fundamentais em sua gestão passada fo?i em torno do modelo de gestão e atenção, bem como em busca da reestruturação dos serviços.

“O desafio agora é estabelecer a implementação de metas que foram aprovadas, como instituir a política de saúde em conformidade com os interesses da população”, enfatizou, ao lembrar que as propostas foram criadas no mandato anterior e serão levadas para a 15º Conferência Nacional de Saúde, no fim do ano.

MESA DIRETORA – Os conselheiros titulares também elegeram a mesa diretora, que terá como representante do segmento trabalhador Tiago Neiva, do Sindicato dos Médicos (SindMédico).

Em nome dos usuários, foram escolhidos Luiz Carlos Macedo Fonseca, da Associação de Aposentados Pensionistas e Idosos da Previdência Social do Distrito Federal e Entorno (ASAPREV/DF); e Domingos de Brito Filho, da Pastoral de Saúde do Distrito Federal. Para representar gestores, Helvécio terá a cadeira, já que faz parte deste segmento.

Os conselheiros que elegeram a mesa diretora e presidência foram escolhidos em 24 de julho deste ano, com exceção do segmento gestor, que são indicados pela Secretaria de Saúde. São 56 membros no total, que também tomaram posse hoje durante a solenidade e são divididos e 28 titulares e 28 suplentes, sendo 28 membros usuários, 14 trabalhadores e 14 gestores.

Para o secretário, o conselho representa a garantia da melhoria dos serviços e da elaboração de políticas públicas. “Se cada governo que entrar tiver um pensamento diferente e paralisar o que vem sendo feito, a Saúde não vai evoluir nunca. É por isso que os conselhos existem”, completou.

ATUAÇÃO – O Conselho de Saúde é vinculado à Secretaria de Saúde e tem como missão atuar na formulação de políticas públicas de saúde e no controle de sua execução, monitorando inclusive aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em sua amplitude, no âmbito dos públicos e privados.

Confira aqui a lista de conselheiros