Governo do Distrito Federal
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21/05/13 às 21h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Elogios à rede de Saúde do DF aumentam 16% em 2013

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Em 2012 Ouvidoria respondeu 23 mil manifestações da população

Relatórios anuais da Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal sobre elogio, informação, reclamação, solicitação, sugestão, denúncia e reclamação na rede pública demonstram que as manifestações positivas em relação à Saúde estão em crescimento este ano, quando comparadas com os anos de 2010, 2011 e 2012.

No primeiro quadrimestre de 2013 os elogios aumentaram 16%, em relação ao mesmo período de 2012, enquanto as reclamações tiveram uma queda maior, representando 28% no mesmo período.

O aumento das manifestações é decorrente da maior divulgação dos canais de acesso à Ouvidoria e maior acessibilidade do usuário. O comparativo entre 2010 e 2011 demonstra um aumento de 29% nas demandas recebidas pela Ouvidoria. Entre 2011 e 2012, este crescimento foi de 23%.

Em 2012 as demandas respondidas chegaram a 83%, ou seja, cerca de 23 mil manifestações da população foram respondidas pela Ouvidoria, o que representa uma preocupação por parte da Saúde em passar uma resposta ao questionamento.

Crescimento ano a ano
Comparando os anos de 2010 e 2011 houve aumento de 104% nas informações, 21% nas reclamações, 39% nas solicitações, 79% nos elogios (524) e 123% nas sugestões, além de redução de 14% nas denúncias. Considerando os anos de 2011 e 2012, houve aumento de 2% nas solicitações, 52% nos elogios (612) e 26% nas informações. Tendo em vista um comparativo entre 2010 e 2012, houve aumento de 41% nas solicitações, 172% nos elogios (1136), 157% nas informações e 106% nas sugestões.

Apesar do aumento relevante do número de manifestações acolhidas, o percentual de elogios cresceu consideravelmente, refletindo certa satisfação com o atendimento prestado. No que tange às reclamações, cresceram em proporção aproximada ao aumento de manifestações acolhidas.

No que diz respeito às denúncias, é importante destacar que são incluídas nestes números denúncias relativas a irregularidades sanitárias em estabelecimentos privados, que são encaminhadas para Diretoria de Vigilância Sanitária. As denúncias relacionadas à irregularidades administrativas são encaminhadas para a Corregedoria da Saúde, criada em 2011.

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