Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/13 às 17h45 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Emergência odontológica na rede pública de saúde

COMPARTILHAR

Assistência imediata em 5 hospitais e nas 4 UPAs

Quem precisa de atendimento odontológico de emergência tem várias opções na rede pública de saúde. Além do pronto socorro do Hospital de Base, especializado na atenção ao trauma bucomaxilofacial, os Hospitais Regionais da Asa Norte, Taguatinga, Ceilândia e Gama oferecem o serviço. As quatro unidades de pronto atendimento (UPAs) também tem dentistas para atender a população de forma imediata.

Os horários de atendimento dos prontos socorros odontológicos são variados. Algumas, como o Hran e o HRG, funcionam 24 horas. Já a emergência do HRC oferta o serviço de segunda a sábado, das 7h às 19h e o HRT tem odontólogos no PS durante a semana no período da manhã e nos sábados das 7h às 19h. As quatro UPAs disponibilizam o serviço durante a semana em dias e horários diversos (confira quadro abaixo).

Essas unidades atendem casos de emergência ou urgência que requerem atenção imediata. Entre os atendimentos estão a dor de dente aguda, abcessos orais e traumas bucais. Este último tem o Hospital de Base como referência, principalmente para os casos mais graves.

No total, a rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 497 cirurgiões-dentistas na assistência. Além do atendimento emergencial, todas as regionais de saúde possuem atendimento odontológico ambulatorial e todos os centros de saúde do DF contam com equipes de saúde bucal. Na Estratégia Saúde da Família existem 68 equipes com serviço de odontologia.

O gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde do DF, Sérgio da Mata, destaca as conquistas na área durante a atual gestão. “Foram contratados 170 odontólogos, 116 técnicos em saúde bucal e dois técnicos de prótese dentária”, comenta. Além disso, foram formadas mais 56 Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família.

O DF também conta com 10 unidades credenciadas no Ministério da Saúde como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Elas funcionam nos hospitais regionais de Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Asa Norte, Sobradinho e de Planaltina, na Unidade Mista de Taguatinga, no Hospital Materno Infantil de Brasília, na Unidade de Odontologia da 712/912 Sul o no Centro de Saúde 11 de Ceilândia.

Para receber atendimento de primeira vez, o usuário deve procurar o Centro de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Depois de iniciado o atendimento, os retornos são marcados pelo cirurgião-dentista até a conclusão do tratamento. Os centros de saúde e as equipes da saúde da família fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza, tratamento básico das gengivas e restaurações dentárias. Quando o paciente necessita de tratamento mais especializado como canal, cirurgia, tratamento avançado das gengivas, ele é encaminhado para o CEO de referência.

Brasil Sorridente

O DF integra o Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde lançado oficialmente no final de 2012.A expectativa é que o programa aumente em até 260% a oferta de serviços odontológicos na rede pública do DF.

Entre as medidas previstas no programa destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da atenção especializada, especialmente com a implantação dos CEOs e a reabilitação protética.
 

Unidades

Horário

Dias da Semana

HRAN

24 horas

Todos os dias

HRT

 

2ª a 6ª

7h às 13h

sábado

7h às 19h

HRC

2ª a sábado

7h às 19h

HRG

24 horas

Todos os dias

UPA – Nuc. Bandeirante

3ª e 5ª

7h às 19h

UPA Samambaia

2ª a 6ª

7h às 23h

UPA Recanto das Emas

2ª a 6ª

7h às 19h

UPA São Sebastião

2ª a 6ª

7h às 13h

 

Celi Gomes