Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/18 às 11h14 - Atualizado em 27/11/18 às 14h44

Encontro promove união entre práticas artísticas e saúde mental

COMPARTILHAR

 

Inspirar, se emocionar e propor novas formas de cuidado. Estes são os objetivos do projeto “Encontro da Arte”, que reúne manifestações artísticas produzidas, exclusivamente, por pessoas em sofrimento psíquico grave. O evento será nesta quinta-feira (29), das 9h às 16h, no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB).

 

O encontro é gratuito e aberto à comunidade. Neste dia, haverá apresentações artísticas, rodas de conversa, concurso de poesia e exposições de arte, que poderão ser comercializadas.

 

A ideia é que os artistas saiam do papel de “pacientes” para mostrar ao público sua sensibilidade, fraquezas e amores, trazendo beleza e suavidade para dores tão profundas, amenizadas pela arte.

 

ESTÍMULO – Idealizado em 2013 pela terapeuta ocupacional da Secretaria de Saúde, Alessandra Rizzi, o projeto tem crescido a cada ano. Em 2018, tornou-se independente e abrange todo o serviço de saúde mental do Distrito Federal.

 

“Queremos trabalhar com novas forma de cuidados em saúde, além de fortalecer a rede de saúde mental do DF por meio da articulação entre serviços”, afirma a terapeuta.

 

Além disso, o encontro pretende estimular e desenvolver as capacidades artísticas do usuário dos serviços de saúde mental e mostrar à sociedade que é possível viver com respeito ao diferente.

 

“A arte, capaz de acessar e promover a expressão do inconsciente, possibilitando o autoconhecimento e, por consequência, a cura, torna-se a ferramenta mais poderosa de diálogo neste dia. O Encontro da Arte é um evento que busca criar encontros, (re)descobertas e a construção de novos olhares”, ressalta Alessandra.

 

SERVIÇO

Encontro da Arte
Data: 29 de novembro
Horário: das 9h às 16h
Local: Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte