Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/05/16 às 21h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Enfermeiros do HRAN discutem segurança do paciente

Evento faz parte da semana de enfermagem que começa na quinta(12)

BRASÍLIA (10/05/16) – A imagem do profissional de enfermagem dedicado somente ao acolhimento, acompanhamento terapêutico e bem-estar do paciente – ainda que estas ações sejam de grande relevância – está com os dias contados. Hoje, enfermeiras e enfermeiros atuam de forma integrada em todos os setores dos hospitais, desempenhando funções operacionais, administrativas e de planejamento, essenciais para o bom funcionamento dessas instituições.

Com essa perspectiva, a Gerência de Enfermagem do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) está apresentando um ciclo de palestras, dirigidas à valorização profissional e humana dos servidores e usuários da unidade, incluídas nos eventos da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem.

A programação vai difundir informações orientadas para a elevação dos níveis de eficiência e eficácia administrativa e gerencial do hospital e, com igual importância, apresentações atualizadas sobre segurança dos pacientes e melhoria das condições de trabalho.

“Pretendemos envolver servidores de todas as áreas nos processos de gestão, principalmente nesse momento, quando reorganizamos a admissão de pacientes por classificação de risco”, relata a gerente de enfermagem do HRAN, Márcia Pereira de Souza. Ela informa que o serviço já está funcionando 24 horas no pronto-socorro do hospital, com dois enfermeiros durante o dia um à noite.

Por intermédio do processo de classificação dos pacientes, o HRAN está conseguindo promover o atendimento integral da demanda, encaminhando os usuários para as especialidades pertinentes ao caso de cada um e, em outros casos, para os centros de saúde da regional. “Além de asseguramos o atendimento do paciente, também promovemos, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade da atenção, pois direcionamos cada usuário para o profissional adequado”, explica a gerente.

Outra prioridade da gerência de enfermagem é o desenvolvimento do programa de segurança do paciente, preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê a implantação de seis metas operacionais: a identificação correta do paciente; a melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde; a adequada prescrição e administração de medicamentos; a realização de cirurgias com segurança; a correta higienização das mãos; e a avaliação dos pacientes e prevenção em relação aos risco de queda e úlcera por pressão.

As atividades desenvolvidas durante Semana de Enfermagem no HRAN também abordam palestras sobre saúde da mulher, alimentação saudável e amostras de trabalhos realizados pelos servidores da Região de Saúde Centro-Norte.

Confira galeria de fotos aqui

INFORMAÇÕES GERAIS

Gerência de Enfermagem

(61) 3325-4202

e-mail: genfhran@gmail.com