Governo do Distrito Federal
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31/03/20 às 16h38 - Atualizado em 31/03/20 às 17h32

Equipamentos de limpeza são repostos nos hospitais públicos do DF

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Nova empresa levou materiais retirados abruptamente pela gestora anterior

 

Os equipamentos de limpeza retirados sem aviso prévio de hospitais públicos do Distrito Federal pela empresa Ipanema foram repostos nas unidades de saúde, nesta terça-feira (31), sem prejuízo aos pacientes e profissionais de saúde.

 

Materiais como dispensadores de álcool em gel, lixeiras, sabonetes, papel higiênico e papel toalha foram trazidos, com antecedência, pela empresa BRA, vencedora do novo contrato com a Secretaria de Saúde. O abastecimento ocorreu desde o período da manhã, para minimizar o impacto das retiradas abruptas dos equipamentos.

 

“Os serviços de higiene e limpeza estão plenamente estabilizados. A nova empresa fez a parte dela, em tempo hábil, repondo todo o material necessário”, afirmou Fernanda de Souza, diretora do Hospital Regional do Guará (HRGu), uma das unidades afetadas.

 

A gestora ressaltou o papel fundamental dos servidores na ocasião, ao evitarem que nenhum paciente ficasse desassistido durante a situação. “Graças a organização das equipes de saúde em relação as rotinas, os nossos pacientes não foram prejudicados”, destacou.

 

ENTENDA O CASO – A empresa Ipanema retirou vários equipamentos de limpeza de hospitais públicos na madrugada de segunda-feira (30). O motivo foi ter perdido a licitação para continuar como gestora dos contratos de limpeza das unidades de saúde.

 

Contudo, a empresa Ipanema descumpriu o acordo firmado com a Secretaria de Saúde e não aguardou a substituição, em tempo hábil, programada para hoje, dos materiais de limpeza que mantinha nestes hospitais.

 

“A empresa não esperou a transição ocorrer de forma adequada e retirou os equipamentos que tinha nos hospitais. Mas a situação foi normalizada a tempo, para não trazer prejuízos à população”, informou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. “Ainda assim, pedimos desculpas aos pacientes e profissionais de saúde por qualquer transtorno, apesar de o problema ter ocorrido entre as empresas”, ressaltou.

 

A departamento jurídico da Secretaria de Saúde avaliará as medidas judiciais cabíveis a serem tomadas contra a empresa Ipanema pela forma como atuou nesse episódio, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais de saúde nestas unidades.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde