Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/19 às 15h40 - Atualizado em 5/07/19 às 15h42

Equipe da Casa de Parto recebe treinamento em inserção de DIU

COMPARTILHAR

Parceria com HUB ensina a colocar o dispositivo pós-parto

 

A equipe da Casa de Parto de São Sebastião recebeu, nesta sexta-feira (5), um treinamento proporcionado pelos profissionais do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Onze enfermeiras e três residentes de enfermagem aprenderam a inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU) pós-parto.

 

O aparelho deve ser colocado, de preferência, após a saída da placenta, nos primeiros dez minutos, quando o útero ainda está aberto, mas impreterivelmente em até 48 horas, pois a chance de expulsão do dispositivo é maior com o passar do tempo. Por isso, é necessário que profissionais de saúde tenham o devido conhecimento para fazer a inserção correta logo nos primeiros minutos depois do parto.

 

De acordo com a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua, o objetivo da ação é a desmistificação do método, além de assegurar às mulheres seus direitos reprodutivos. “O índice de gravidez indesejada ainda é muito alto. Esse treinamento permite a capacitação dos servidores para possibilitarem às usuárias ter alta da Casa de Parto já com o DIU inserido”, informa.

 

A inserção permite à mulher programar sua próxima gestação, sem utilizar hormônios que interfiram na amamentação. Com isso, evita-se a procura delas por uma unidade de saúde para tratar futuras complicações.

 

“Ao utilizar um método com alto grau de eficácia, e que pode ser retirado a qualquer momento, basta ela querer. É relativamente fácil a introdução neste momento, já que o útero está aberto. E é uma forma de proteger mulheres com muitos filhos e que não têm condições de retornar”, ressalta Bevilaqua.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF

Leia também...