Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/18 às 15h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Equipes de saúde são capacitadas em atendimento à hanseníase

Objetivo do curso é aumentar capacidade de atendimento – Foto: Matheus Oliveira

 

Teve início nesta terça (17), a 2ª Capacitação em Hanseníase para médicos e enfermeiros atuantes nas equipes de saúde da família da Região de Saúde Centro-Sul – que engloba Núcleo Bandeirante, Guará, Candangolândia, Estrutural, Park Way, Riacho Fundo I e II.

 

O encontro, iniciado às 8h de hoje,  ocorre no auditório da Igreja Católica São João Roque, no Núcleo Bandeirante, com previsão de encerramento às 18h. Amanhã (18), o evento vai das 8h às 12h

 

O objetivo é expandir a cobertura de profissionais capacitados no atendimento de pacientes acometidos pela hanseníase. Dessa forma, é possível garantir o diagnóstico precoce, um tratamento eficaz e evitar as incapacidades físicas causadas pela doença.

 

De acordo com a diretora de Atenção Primária da Região Centro Sul, Cleunici Godois, a oferta de serviços qualificados próximo onde as pessoas residem, trabalham e estudam proporcionam maior adesão do usuário e melhores resultados.

 

“Ter uma equipe qualificada e resolutiva nas unidades básicas de saúde [UBS] de todo o território implica em redução de gastos públicos, visto que as complicações são evitáveis caso ocorra o diagnóstico de forma precoce e com tratamento adequado”, afirmou.

 

A ideia é que somente os casos de maior complexidade e que exigem um acompanhamento por outras especialidades sejam encaminhados a equipe de referência situada no Núcleo Bandeirante para dar seguimento.

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde