Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 19h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Estudantes da Escs participam de “Setembro Amarelo”

COMPARTILHAR

Alunos farão ação de conscientização na Estação Central do Metrô

BRASÍLIA (22/09/16) – Estudantes de medicina da Liga de Psiquiatria Clínica da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participam, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), da campanha Setembro Amarelo, durante a XII Feira de Saúde. Em estande montado na Estação Central do Metrô, os alunos farão ação de conscientização sobre saúde mental, prevenção e prognóstico.

Para o coordenador da Liga da ESCS, o médico Thiago Blanco, ações como essas são importantes para o reconhecimento precoce de pacientes em risco para suicídio, uma vez que essa realidade é uma condição de saúde pública significativa.

“Os profissionais e instituições de saúde devem ter o compromisso social no manejo dessas condições. Na prática dos estudantes em formação, essa participação os empodera enquanto agentes de mudança na promoção e prevenção em saúde, capacitando-os por meio do conhecimento e habilidades para abordagem de familiares e pessoas que estejam em sofrimento, além de pensar estratégias de educação para a comunidade. Essas são competências importantes para o médico em formação e em atuação”, destacou Blanco.

CAMINHADA PELA VIDA – No domingo (25), às 9h, acontece a II Caminhada pela Vida. A concentração será no estacionamento 12 do Parque da Cidade. A integrante da Liga de Psiquiatria Clínica da ESCS Mariana Ramos afirma que essas ações têm o objetivo de chamar atenção para o problema de saúde pública que é o suicídio.

“A partir dessas campanhas esperamos fazer com que as pessoas dialoguem a respeito do assunto de maneira que haja uma compreensão sobre a doença e que seja prevenida. Uma das formas é o desenvolvimento de qualidade de vida que pode ser alcançada por meio do exercício físico e assistência médica”, concluiu.

SETEMBRO AMARELO – Em todo o País, está sendo realizada, neste mês, a campanha Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população sobre a questão do suicídio e a prevenção. Conforme informa a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Leia também...