Notice: register_sidebar foi chamada incorretamente. A chave id não foi definida no array da barra lateral "Barra lateral 1". O valor "sidebar-1" foi padronizado. Defina manualmente a chave id para "sidebar-1" para ignorar esta notificação e manter o conteúdo da barra lateral existente. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.2.0.) in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sec_11_saude/public/wp-includes/functions.php on line 5313

Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sec_11_saude/public/wp-conteudo/themes/site-secretarias/header2.php on line 1
Estudantes da Escola de Saúde debatem sobre o SUS – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 17h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Estudantes da Escola de Saúde debatem sobre o SUS

A 7º EXPOSUS surpreendeu professores e visitantes com apresentações práticas sobre a história do SUS 

Uma manhã de debate e apresentação sobre as políticas do Sistema Único de Saúde com a participação dos 120 estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clínicas foi vivenciada na 7º EXPOSUS da Escola Técnica de Saúde de Brasília, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nessa quinta-feira (8/5).

Os 12 estandes produzidos e estruturados pelos próprios estudantes em dois dias para a EXPOSUS conferiu elogios dos professores, visitantes e do corpo gestor da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, mantenedora da Etesb . “Essa participação motivada de todos em querer apresentar para a comunidade os conhecimentos sobre o SUS é o que nos anima e faz acreditar na Educação Técnica da Escola. Estão todos de parabéns pelo esforço e dedicação. Esses são os nossos futuros profissionais que mostram o preparo e comprometimento com a nossa comunidade”, declarou a diretora da ETESB, Ena Galvão. A diretora executiva da FEPECS, Gislene Capitani, também elogiou a mobilização e ressaltou a responsabilidade de todos profissionais e estudantes da Escola no atendimento à população por meio do SUS.

Para demonstrar o resultado das pesquisas feitas pelos grupos, foram semanas de preparação e ensaio para as apresentações sobre os temas: Vigilância em Saúde, a Rede de Escolas Técnicas do SUS (Retsus), a Regulamentação do SUS, Conselhos de Saúde, Estratégia Saúde de Família com ênfase em tratamento fitoterápicos, Descentralização e Regionalização do SUS, Princípios da Equidade e Universalidade, Controle Social, dentre outros. “A experiência de ter que falar de forma didática à comunidade facilita o nosso aprendizado, além de ajudar na fixação do conhecimento. Eu mesma não sabia que poderia participar do Conselho de Saúde, na sugestão de pautas. A partir desse aprofundamento e preparação, aprendemos na prática”, disse a estudante do curso técnico de Enfermagem Jaqueline Melo.

Os professores da ETESB visitaram todos os estandes com o objetivo de avaliar o conteúdo das apresentações e como as informações estavam sendo apresentadas aos visitantes. O resultado para eles foi positivo e surpreendente. “O resultado encontrado é fantástico e o que mais chama a atenção é o quanto eles cresceram em relação ao tema. É nessas atividades que acontece a real incorporação do SUS”, ressaltou a professora Valdemira Queiros. “Aqui o próprio aluno atua como sujeito na busca pelo conhecimento e na construção do aprendizado”, afirmou a Gerente pedagógica da ETESB, Márcia Esper.

Conheça a ETESB

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) foi criada em novembro de 1960 e desenvolve um trabalho consoante as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio com a finalidade de formar profissionais em nível técnico para atuar na área de saúde em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ETESB está autorizada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal a oferecer os cursos de Técnico em Enfermagem; Técnico em Saúde Bucal; Técnico em Análises Clínicas; Especialização de nível médio para Técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal em Saúde da Família e Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho.Em 2004, a ETESB tornou-se pertencente à Rede de Escolas Técnicas do SUS – RET-SUS – composta por 36 Escolas Técnicas e Centros Formadores de Recursos Humanos do SUS presentes em todos os estados do Brasil.