Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/13 às 10h55 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Estudantes de Medicina e de Enfermagem da ESCS participam do Projeto Rondon 2013

Oito rondonistas levam conhecimento na área de saúde à comunidade do município de Patos do Piauí

O embarque de oito estudantes de Enfermagem e Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) para participar do Projeto Rondon 2013 – Operação Canudos, no dia 12 de janeiro, foi cheio de expectativas. Os “rondonistas” ficam no município de Patos do Piauí até o dia 27 de janeiro com o compromisso de levar conhecimento na área de saúde, educação e direitos humanos e, também, na área cultural e de vivência para a comunidade carente da região – com seis mil habitantes, a 245 quilômetros de Petrolina (PE).

De acordo com o estudante de Medicina, Paulo Moreno, da 4ª série, a recepção em Patos do Piauí foi positiva. “Fomos muito bem recebidos e acolhidos pela comunidade. Na mala, trouxemos conhecimento e vontade de fazer o melhor”. Entre as atividades desenvolvidas pelos estudantes, a oficina de criação da casa de cultura local, audiência na câmara de vereadores para falar sobre assuntos prioritários da cidade, curso sobre técnicas de ensino e aprendizagem, atividades recreativas com crianças, e ações sanitárias e de saúde. Os estudantes participam uma única vez do projeto pelas escolas, para que um maior número possa se integrar à ação.

Esta é quarta vez que a ESCS participa do Projeto Rondon. A escola foi selecionada dentre mais de 400 instituições superiores no Brasil. A equipe de estudantes da ESCS é coordenada pela professora  Zulmira da Costa.

Sobre o Projeto

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. 

Saiba mais: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

Renata Madeira