Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/15 às 17h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Estudantes internos do ISM levarão solidariedade ao Lar dos Velhinhos

COMPARTILHAR

Alunos de medicina se mobilizaram e entregarão doações nesta quinta (5)

BRASÍLIA (4/3/15) – Moradores do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis terão uma tarde diferente nesta quinta-feira (5). Alunos do 7º semestre de medicina da Universidade Católica de Brasília, internos no Instituto de Saúde Mental (ISM), levarão aos idosos carinho e doação de roupas, mantimentos e fraldas geriátricas.

“Um dia atendendo a uma paciente, que é cozinheira do Lar, fiquei sensibilizado com a solidão dos idosos relatada por ela. Na hora, sugeri aos alunos que fizéssemos essa visita e eles toparam. E, agora vamos fazer este evento”, conta o diretor do ISM, Ulysses Rodrigues de Castro.

Tudo que vai ser doado foi comprado pelos próprios estudantes e até mesmo por Ulysses. “Nós nos sensibilizamos e nos mobilizamos para ajudar.É muito importante aliar a medicina a momentos como este”, observa a estudante e interna de psiquiatria do ISM, Gabriela Campos Melo.

Segundo o diretor do ISM, a proposta da visita pretende também ajudar na formação dos estudantes. “Não devemos formá-los somente na parte técnica, mas tornar o atendimento mais humanizado. Os estudantes precisam de uma abordagem psicossocial dos idosos”, destaca Ulysses de Castro.

INSTITUTO – O ISM é uma Unidade de Tratamento Psiquiátrico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal que atende pessoas portadoras de transtornos mentais leves, moderados e severos, com grave incapacitação social e busca, sobretudo, promover a reintegração social, familiar e profissional de seus pacientes a fim de fomentar cidadania a essa parcela da sociedade.

A Secretaria tem uma parceria com a Universidade Católica de Brasília e recebe estudantes de medicina para atuarem em algumas Unidades de Saúde, entre elas o Instituto de Saúde Mental.

Leia também...