Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/20 às 16h16 - Atualizado em 14/04/20 às 17h23

Farmácia Viva oferece a todas as UBS fitoterápico para gripes e resfriados

Chá medicinal de guaco será voltado, prioritariamente, a pacientes diabéticos

 

Conhecido por ser um excelente expectorante natural e utilizado no tratamento de gripes e resfriados, o chá medicinal de guaco (Mikania laevigata) é oferecido gratuitamente pela Farmácia Viva. Antes produzido por demanda, a partir de agora será disponibilizado de forma cotidiana a todas as unidades básicas de saúde (UBS) interessadas no fitoterápico.

 

“Abrimos a possibilidade para encaminhar as folhas do chá medicinal de guaco. A prioridade até então era para 20 UBS cadastradas. Mas agora, durante a pandemia do coronavírus, resolvemos ampliar essa oportunidade para todas as farmácias das unidades básicas de saúde interessadas”, informou o chefe do Núcleo da Farmácia Viva, Nilton Netto.

 

De acordo com o gestor, o remédio natural será voltado, prioritariamente, aos usuários que não podem usar o xarope de guaco oferecido pela Secretaria de Saúde, por possuir açúcar na formulação.

 

“Estamos orientando as UBS que atendam primeiro o público diabético, que não pode fazer uso de açúcar. Eles devem ser os principais beneficiados, porque também estão no grupo de risco para a Covid-19”, alertou Nilton Netto.

 

Os responsáveis pelas unidades básicas de saúde devem entrar em contato diretamente com o Núcleo de Farmácia Viva para adquirir o produto. O telefone é 995520094.

 

Até o momento, representantes de oito UBS já buscaram o fitoterápico na Farmácia Viva, localizada no mesmo terreno do Instituto de Saúde Mental (ISM), no Riacho Fundo. Um total de 167 pacotes foram fornecidos, o que representa cinco quilos de folhas secas processadas.

 

PRODUÇÃO – O chá é produzido a partir de folhas secas cultivadas, selecionadas e embaladas em pacotes de 30 gramas. Dessa forma, é possível fazer a infusão do produto em água quente.

 

“E qual a vantagem disso? Além de ser expectorante e tratar gripes e resfriados, ele também hidrata as mucosas e o sistema respiratório do paciente, que vai estar ingerindo o fitoterápico com água”, ressaltou o chefe do Núcleo da Farmácia Viva.

 

A planta medicinal também serve para tratar tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias e infecções na pele. Além disso, é usada popularmente para o tratamento de reumatismo.

 

HISTÓRICO – O chá medicinal de guaco é o fitoterápico produzido a mais tempo pela Secretaria de Saúde. Ele começou a ser distribuído pela Farmácia Viva em 1990.

 

“Ao longo desses anos, fomos produzindo outros fitoterápicos, mas esse foi um que sempre era lembrado, e jamais menosprezado, aqui na Farmácia Viva”, enalteceu Nilton Netto.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Divulgação/Saúde-DF