Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/01/12 às 19h28 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Fepecs oferecerá mestrado profissional

A FEPECS abrirá, ainda neste semestre, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde.
Aprovado pela CAPES, em dezembro de 2012, o curso oferecerá 18 vagas na área de concentração “Qualidade na Assistência em Saúde” e linhas de pesquisa “Qualidade da Assistência à Saúde da Mulher” e “Qualidade da Assistência à Saúde do idoso”.

O objetivo do curso é formar como mestre profissional o servidor da área da saúde para investigar e continuamente avaliar as práticas ligadas ao seu campo de atuação profissional e capacitar o futuro mestre para verificar o impacto de seu trabalho e ações na qualidade da assistência à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Pretende-se que o egresso, compreendendo o papel da produção do conhecimento no fortalecimento das ações voltadas para o SUS, possa planejar e desenvolver uma atividade profissional mais coerente e comprometida com os avanços tecnológicos e a qualidade na assistência à
saúde no Distrito Federal.

O curso visa, ainda, gerar produtos aplicáveis na melhoria da qualidade à assistência a saúde da mulher e do idoso atendido na Secretaria do Estado da Saúde do DF.
Após a publicação do edital, poderão se candidatar ao Programa de Pós-graduação aqueles com diploma universitário, de duração plena, em todas as áreas das Ciências da Saúde ou afins, outorgado por uma instituição oficial ou reconhecida pelo MEC. O aluno deverá comprovar experiência prévia em atividades na área da Saúde e preferencialmente pertencer ao quadro de servidores da SES-DF.

Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde

Áreas de Concentração – Qualidade na Assistência em Saúde com a finalidade de realizar atividades integradas, interdisciplinares de assistência e pesquisa, que produzam conhecimentos técnico-científicos, visando o desenvolvimento e a melhoria na qualidade dos programas e serviços de saúde,da assistência à saúde do idoso e da mulher.
Linhas de Pesquisa

Qualidade da Assistência à Saúde da Mulher – Avaliar a situação da Saúde da Mulher nos diferentes aspectos: bio-psico-socio- culturais e de doenças/agravos relevantes à saúde pública. Neste sentido, estudos serão realizados para responder questões relacionadas ao direito e acesso à saúde, tais como: Políticas Públicas, Ética, programas voltados à Saúde da Mulher, Legislações, entre outros, proporcionando uma visão abrangente, integradora de ações a fim de promover e melhorar a qualidade na assistência em saúde.

Qualidade da Assistência à Saúde do idoso – Estuda temas referentes ao envelhecimento. A distribuição de doenças e condições de saúde de idosos, verificando suas necessidades de atenção à saúde, fatores prognósticos para eventos adversos e estabelecimento de indicadores de qualidade da atenção à saúde.

Nas doenças crônico-degenerativas busca-se entender sua distribuição, determinantes, inter-relação com outros agravos e consequências, destacando qualidade de vida, longevidade e o uso de serviços de saúde pela população idosa.

Assessoria de Comunicação/Fepecs