Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/02/13 às 20h27 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Fila única para cirurgia pediátrica

Parceria entre a SES e o ICDF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), criou uma fila única para cirurgia pediátrica cardíaca no DF, com o objetivo de realizar um melhor gerenciamento no tratamento cirúrgico das doenças cardíacas pediátricas. A meta é garantir que toda criança com cardiopatia congênita, nascida no DF e Entorno, possa ter o tratamento cirúrgico realizado pela rede pública o mais rápido possível.

De acordo com a médica cardiologista da Secretaria de Saúde, Edna Maria Marques, essa parceria é eficaz para complementação da assistência cardiológica de alta complexidade. “Essa união facilita que o paciente espere menos tempo para uma cirurgia e que todas as realizadas sejam imediatas e com a máxima eficiência possível”, declara.

A cirurgia pediátrica cardíaca exige equipamentos específicos e uma equipe médica especializada. Por meio dessa parceria entre à Secretaria de Saúde e o ICDF já foram realizados 15 procedimentos pediátricos, 59 cirurgias cardíacas adultas e 150 cateterismos cardíacos. “Além desses procedimentos realizamos vários outros que dependem da demanda mensal, como implantes de marca-passos e biopsia endocárdica”, conta.

A partir de março, juntamente com a Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde, o o objetivo é expandir o programa para atendimento desde a vida intrauterina. No DF e Entorno nascem aproximadamente 4.000 crianças por mês e desse total estima-se que aproximadamente 20 tenham cardiopatia congênita grave que necessita de tratamento cirúrgico em centro especializado.

André Barros