Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/13 às 14h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Fórum aborda qualidade e segurança na Saúde

COMPARTILHAR

Padrões internacionais de cuidado ao paciente geram eficiência

A Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde – Sugetes encerrou o 11º Fórum Temático Regional com a palestra “O Processo de Acreditação: Desafios da Gestão Hospitalar”, ministrada pela fisioterapeuta Rejane Luzia Mariotto. O evento aconteceu no auditório principal do Hospital de Base do Distrito Federal com a presença de representantes de vários setores e órgãos vinculados à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Rejane, que é a diretora de Qualidade e Segurança do Hospital Brasília, deixou evidente a necessidade de mudança cultural nos trabalhos profissionais no Brasil. “Um dos primeiros segmentos a adotar o processo para redução dos riscos foi a aviação civil. O resultado é fácil de se notar: hoje é muito mais seguro viajar de avião do que qualquer outro tipo de transporte”, disse ao justificar a necessidade do ingresso da saúde nesse processo. “Hoje não há plena confiança nos serviços assistenciais, seja na iniciativa pública ou privada. Precisamos reverter esse quadro oferecendo melhor qualidade e segurança”, completou.

A palestrante enfatizou que, em termos organizacionais, quem adota o sistema de utilização dos padrões internacionais de cuidado e abordagem ao paciente – em implantação no Hospital de Base e sendo iniciado em outras unidades de saúde da SES – ganha com eficiência e logística. “A implantação de protocolos clínicos baseados em evidências científicas também é muito importante”, ensinou. Rejane aponta vantagens também ao servidor em termos de melhoria na integração e agilidade no trabalho, além de avanço na comunicação interna. “Há disseminação do conhecimento e tecnologia, integração dos processos e o reconhecimento público”, encerrou.

Por José Roberto Bueno, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...