Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/19 às 16h09 - Atualizado em 28/11/19 às 16h09

Fórum de Atualização do Plano Distrital de Promoção da Saúde 2020-2023

COMPARTILHAR

Debates terminam nesta sexta-feira

 

A Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal, o Comitê Central de Promoção da Saúde e a Escola de Aperfeiçoamento para os Profissionais do SUS realizam nos dias 28 e 29 de novembro no auditório do Hemocentro de Brasília, o Fórum de Atualização do Plano Distrital de Promoção da Saúde 2020-2023.

 

O evento tem como objetivo atualizar o Plano Distrital de Promoção da Saúde realinhando com os eixos que compõem a Política Nacional de Promoção da Saúde e os atuais determinantes e condicionantes sociais e de saúde do DF.  As principais agendas da promoção da saúde são pautadas em seis temas transversais que norteiam a adoção de estratégias: I. Determinantes Sociais da Saúde – equidade e respeito à diversidade; II. Desenvolvimento sustentável; III. Produção de saúde e cuidado; IV. Ambientes e territórios saudáveis; V. Vida no trabalho; e VI. Cultura da paz e direitos humanos.

 

No âmbito do DF, a primeira versão do Plano Distrital de Promoção da Saúde – PDPS foi publicada em 2006, revisada em 2009 e vigorou até 2019. Foi elaborado a partir das diretrizes da PNPS, com participação da SVS e Sais e aprovado pelo Conselho de Saúde do DF.

 

Com o objetivo de implantar e monitorar o PDPS 2009-2019 foi instituído um Comitê Central de Promoção da Saúde, intrassetorial constituído pelas respectivas subsecretarias (Portaria nº 109, de 1°/7/11). Em 2018 o Comitê foi reestruturado a luz do novo organograma do nível central da SES (Portaria nº 364, de 27/5/19) visando o monitoramento do PDPS e sua revisão, dentre outras competências.

 

À luz da análise da situação de saúde do DF o evento tem com primeiro objetivo identificar e integrar as diversas áreas da SES e outros setores do GDF, comunidade científica e participação social que possuem interface com a Promoção da Saúde no DF. A partir disto fomentar o diálogo intersetorial de forma inovadora na secretaria para atualizar e pactuar ações do Plano Distrital de Promoção da Saúde no DF para o próximo quadriênio (2020-2023).

 

Os resultados dos trabalhos deste grupo servirão de base para a atualização que será continuada por meio de consulta pública em dezembro e janeiro de 2019.

 

“Espera-se com este evento fortalecer a agenda da promoção da saúde nos seus diversos contextos da saúde de forma intersetorial contribuindo assim para a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida da população do DF”, enfatiza Fernanda Falcomer, Gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde.

 

Carolina Pedroza, da Agência Saúde

Foto: Divulgação/Saúde-DF