Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 18h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Fórum discute Atenção à Saúde de Adolescentes do Sistema Socioeducativo

COMPARTILHAR

Iniciativa voltada para servidores e gestores das SES

A Secretaria de Saúde (SES) participa, nesta terça-feira (10), das 8h às 18h, do III Fórum de Discussão Sobre Atenção à Saúde de Adolescentes do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. O Fórum pretende discutir a Atenção à Saúde de Adolescentes do Sistema Socioeducativo, conforme as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Ministério da Saúde (MS) e Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase). Além disso, visa apresentar experiências exitosas na implementação deste Plano no DF.

O evento é promovido pelo Grupo Gestor do Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes do Sistema Socioeducativo (GGPOE-DF) e será realizado no auditório da Casa de Ismael, localizado na SGAN 913, Asa Norte.

Segundo a assessora técnica do Núcleo de Saúde do Adolescente (Nusad) da SES, a médica Denise Ocampos, Brasília foi a terceira unidade da federação a instituir o POE, o qual foi aprovado no final de 2006 e adotado no início de 2007. “O objetivo do Fórum é aperfeiçoar esse Plano no DF a partir das diretrizes estabelecidas nas novas Portarias nº 1.082 e 1.083 do MS, publicadas em 23 de maio deste ano”, afirma.

A médica comenta que a adolescência é um processo do desenvolvimento humano marcado por mudanças biopsicossociais e conflitos, que muitas vezes demandam de maior atenção, apoio e orientação. “Para os adolescentes do sistema socioeducativo, a necessidade de suporte não é diferente, mas em razão de suas trajetórias histórico-sociais, eles se encontram em uma realidade mais sensível, necessitando de políticas públicas que fortaleçam o processo de cidadania. E inserido nesse processo está o acesso à atenção à saúde”, explica.

Para Denise, a proposta do Fórum está em consonância com a legislação que confere a esse público o direito à atenção à saúde e visa produzir discussões, reflexões e socialização de resultados que venham a subsidiar as decisões operacionais quanto à adoção de ações voltadas à qualificação dos serviços, disponíveis em Brasília.

O evento contará ainda com a participação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Secretaria de Estado da Criança do DF, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, sociedade civil e instituições ligadas à promoção de direitos da criança e do adolescente. Na programação estão previstas mesas redondas sobre as novas diretrizes anunciadas pelo Ministério da Saúde, das medidas socioeducativas, além da apresentação de experiências exitosas de Brasília.

O III Fórum é voltado para servidores e gestores da SES. Quem estiver interessado, basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail saude.socioeducativo@gmail.com.

Clique aqui para visualizar a programação

Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Leia também...