Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/21 às 18h52 - Atualizado em 22/02/21 às 16h27

Gama e Santa Maria ganham drive-thru para vacinação

COMPARTILHAR

Os postos serão montados no estacionamento do Estádio Bezerrão e na Administração Regional de Santa Maria

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Para melhor atender a população do Distrito Federal na vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde decidiu abrir, a partir desta segunda-feira (22), mais dois novos pontos de drive-thru. Desta vez será beneficiada a Região de Saúde Sul, no Gama e em Santa Maria.

 

O DF conta com 12 pontos de drive-thru para vacinar os idosos do grupo prioritário – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Os drives serão instalados no estacionamento do Estádio Bezerrão e na Administração Regional de Santa Maria. Os dois novos pontos de vacinação vão reforçar o processo de aplicação da segunda dose, iniciado no dia 8 de fevereiro.

 

“Os dois novos pontos de vacinação em drive-thru serão abertos para não sobrecarregar a demanda dos já existentes, tendo em vista que só os drive-thrus terão agendamento”, explica o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

 

No total são 13 postos de vacinação por drive-thru no Distrito Federal. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada aqui.

 

Agendamento

Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde lançou ao site vacina.saude.df.gov.br página na internet para o agendamento da segunda dose da vacina CoronaVac e mais uma medida para evitar longas filas e aglomerações. O site também possibilita o agendamento da vacinação para pacientes acamados. O passo a passo para fazer o agendamento pode ser acessado aqui.

 

Vacinação nos drive-thrus deve ser agendada pelo site – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Nos pontos de vacinação drive-thru, além das doses disponíveis para o agendamento, continua a aplicação da primeira dose (D1) em idosos a partir de 79 anos. Também estão sendo vacinados pacientes em Home Care SAD-AC (público) e atendidos pelo Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad). Pacientes em Home Care privado e idosos com 79 anos ou mais acamados podem se cadastrar pelo TeleCovid para agendar a vacinação em casa. Os números são: 190, 193 e 199.

Novas doses

 

A previsão dada pelo Ministério da Saúde é que cheguem novas doses da vacina contra Covid-19 na próxima terça-feira (23). No entanto, a Secretaria de Saúde não foi informada do quantitativo de doses que serão disponibilizadas para o Distrito Federal.

 

Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação.

 

Até o momento, o DF já recebeu 162.560 doses da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac -, e 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.

 

A CoronaVac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Devido a isso, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. Devido a esse tempo, a recomendação do Ministério da Saúde foi que todas as doses desta vacina fossem utilizadas.

 

O DF possui em estoque 7.421 doses para aplicação da primeira dose e 61.755 para a vacinação da segunda. Mais informações podem ser obtidas na página Vacinômetro.

Leia também...