Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/15 às 13h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Gama promove campanha sobre hanseníase e verminose nas escolas

COMPARTILHAR

Alunos passarão por avaliação e administração de vermífugo

BRASÍLIA (20/8/15) – Vai até sexta-feira (21) a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-Helmintíase em cinco escolas públicas do Gama. A ação consiste na identificação precoce e tratamento imediato de casos de hanseníase, além da redução da carga parasitária de geo-helmintos (verminoses).

As escolas contempladas foram os centros de ensino fundamental 4, 5 e 10, o CAIC e o Centro Educacional 6. A iniciativa atingirá aproximadamente quatro mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

De acordo com a enfermeira Anny Will Scarpin, gerente de políticas e programas em saúde, o controle da verminose será feito com a administração da medicação albendazol (dose única). Os pais ou responsáveis que não concordarem com a administração do remédio poderão assinar um “termo de recusa” e entregar à escola. Na situação da hanseníase, pais ou responsáveis precisam preencher uma ficha de auto-imagem registrando se a criança possui manchas na pele, se a mancha coça, se dói e se há casos de hanseníase na família. A ficha será analisada pelas equipes de saúde e os casos suspeitos serão encaminhados para consulta com o médico da família para análise de sinais e sintomas e posterior avaliação na especialidade de dermatologia.

“É importante a participação dos alunos na campanha de prevenção, pois essas doenças apresentam um alto índice de manifestação em crianças nessa faixa etária em todo o território nacional”, destacou a enfermeira.

Hanseníase– A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa. A transmissão ocorre, principalmente, pelas vias respiratórias superiores, de pessoa a pessoa pelo contato íntimo e prolongado. Ela atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidade ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas e nos olhos e atinge homens, mulheres e crianças.

Geo-helmintíase – As geo-helmintíases representam um grupo de doenças parasitárias intestinais. As verminoses podem causar anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreia frequentes e podem causar retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. A prevenção da doença é feita através dos bons hábitos de higiene como: lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar sempre o banheiro para as necessidades fisiológicas, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comer.

Leia também...