Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/13 às 18h07 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

GDF assina convênio para atendimento especializado aos autistas

Os autistas, pessoas com uma síndrome que afeta a capacidade de comunicação e interação social, passam a ter atendimento especializado no Distrito Federal. O governador Agnelo Queiroz assina nesta segunda-feira,15, às 17h30, no Palácio do Buriti convênio que prevê cooperação entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Transferência de Renda para melhorar o atendimento para quem sofre do transtorno.

O convênio é resultado da adesão do GDF ao programa Viver Sem Limite, do Governo Federal, voltado para pessoas com deficiência. A proposta inicial é que os profissionais das escolas públicas e do Instituto de Saúde Mental (ISM), localizado no Riacho Fundo, sejam treinados para acolher tanto os pacientes quanto seus familiares.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, em um primeiro momento não haverá destinação de recursos. “A medida é resultado do compromisso do governador Agnelo Queiroz em priorizar o atendimento aos autistas no DF”, disse. Ele acrescentou que o GDF manterá a mesma qualidade de atendimento a outras pessoas com deficiência.

Haverá também recadastramento desses pacientes, pois ainda não há números oficiais sobre a síndrome. Segundo organizações internacionais de saúde, a cada 50 crianças nascidas, um é autista.