Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/15 às 21h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

GDF e Ministério Público buscam aliança pela Saúde

COMPARTILHAR

As duas instituições buscaram estreitar o diálogo e atuação

BRASÍLIA (24/2/15) – A Secretaria de Saúde e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deram mais um passo para a formação de uma aliança pela saúde pública. Em reunião nesta terça-feira (24), representantes das duas instituições discutiram medidas para reestruturar o atendimento à população, de modo a evitar o acúmulo de processos judiciais.

“Com esses entendimentos, quem ganha é a população, porque tanto o Ministério Público quanto governo deseja um atendimento qualificado, de forma pública e gratuita”, frisou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa.

Para o promotor de Justiça de Defesa da Saúde do MPDFT, Jairo Bisol, é importante estabelecer uma cooperação entre as duas instituições para que ocorra uma fiscalização proativa dos serviços prestados e aumente a qualidade dos atendimentos da rede.

“O gestor que vê no controle e na transparência uma ferramenta de gestão permite uma atuação mais direta e dialogada do órgão controlador e evita a necessidade de judicialização dos conflitos”, destacou Bisol.

Também presente na reunião, o secretário adjunto da Saúde, José Rubens Iglesias, defendeu que a aproximação com o Ministério Público é muito positiva. “Se nós temos no Ministério Público um órgão controlador, que busca o aperfeiçoamento da saúde pública, nada melhor que tê-lo nesse trabalho conjunto para que as soluções aconteçam o mais rápido possível”, concluiu o secretário adjunto.

Leia também...