Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/13 às 22h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

GDF investe para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência

COMPARTILHAR

651 cadeiras de rodas já foram entregues só neste ano

Ao entregar a primeira cadeira de rodas a um dos 350 beneficiados, nessa quinta-feira (25), no Clube da Saúde, o secretário de Saúde Rafael Barbosa, junto com o governador Agnelo Queiroz, exaltou a importância do trabalho conjunto de vários órgãos em prol da inclusão social dos portadores de deficiência. Segundo ele, os diversos avanços na política de acessibilidade do governador Agnelo estão melhorando a vida de muitos brasilienses.

Marcia Regina Krohn, mãe do alegre Krohn, 14 anos, que batia palmas o tempo todo enquanto esperava a hora de receber a nova cadeira, confirmou a declaração do secretário. Para ela, o fato de o filho ter um meio de locomoção significa muito para a família.“ É tudo de bom”, concluiu ao contar que o filho foi vítima de retardo mental grave, causado pela medicação de epilepsia tomado por ela. Segundo ela, todos os movimentos, inclusive os cognitivos foram afetados, ficando cada dia mais difícil para a família ajudar o menino na locomoção.

Entre os beneficiados, inúmeros são crianças, como Caio Carvalho Sousa, 10 anos, que há dois precisa de ajuda para locomoção devido à fratura da coluna, ocorrida em acidente de carro. Ele, de acordo com o padrasto, João Inácio Filho, estava usando uma cadeira emprestada para estar ali, pois não tinham condições de comprar uma.

A mesma alegação fez a mãe de Marcus Vinícius Alves Elí, Kátia Silene Alves, que disse não ter condições de comprar uma cadeira e muito menos de carregar Vinicius, bastante pesado. Por ter nascido com má formação cerebral e alteração neurológica, de acordo com Kátia, o filho sempre precisou de cadeira, e graças a SES ele tem como passear, assistir TV e tomar sol. Segundo a mãe, esta é a terceira cadeira doada pela SES/DF para Vinicius.

Investimentos – Ao falar das políticas de inclusão para os portadores de deficiências o governador Agnelo, lembrou que nos últimos meses foram investidos mais de R$ 1 milhão, em ações como a distribuição de cadeiras de rodas, que já atingiu o total de 651 só neste ano. Ele falou da importância das ações para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência física, que receberam cadeiras de alto nível de acabamento.

O secretário de Saúde também falou das ações que a SES vem implantando em parceria com a Secretaria de Justiça, o Instituto Federal de Brasília e o Ministério da Saúde. Entre as medidas já em andamento Rafael falou da inauguração do centro de referência para portadores de deficiência, a ser inaugurado na Policlínica de Taguatinga.

Rafael Barbosa mencionou, ainda, os ônibus adaptados que a SES receberá do MS, as cadeiras motorizadas que deverão ser entregues no segundo semestre, e ainda, a capacitação e treinamento de servidores promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Graças a parceria da SES com o órgão, vai ser retomada a produção de órteses e próteses nas oficinas, por profissionais reciclados e atualizados nas novas tecnologias.

Luciene Torquato