Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/13 às 17h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

GDF Junto de Você lança obras na área de saúde do Gama

COMPARTILHAR

Ordens de serviço para construção de UPA e hospital serão assinadas nesta sexta

A quinta edição do GDF Junto de Você será realizada a partir desta sexta-feira (13) até domingo (15), das 8h às 18h, próximo à rodoviária do Gama. O projeto tem o objetivo de oferecer serviços à população e ouvir as necessidades dos moradores por meio das lideranças comunitárias e das entidades representativas sobre as melhorias que podem ser implantadas na cidade.

Nesta sexta-feira (13), às 10h, na arena central do evento, o governador Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa assinarão termos importantes para a área de saúde da cidade, como a Ordem de Serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a ordem de serviço da parceria público-privada (PPP) para a construção do novo hospital do Gama. Em seguida o secretário e o governador visitarão a unidade básica de saúde do Setor Sul.

Em paralelo à estrutura montada pelo GDF, a Secretaria de Saúde durante os três dias das atividades, montou sua estrutura, com três tendas e estantes próprios. Além disso, 32 profissionais da atenção básica dentre médicos, nutricionistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem atenderão aos usuários que buscarem atendimento na unidade móvel da Estratégia Saúde da Família (ESF) e na carreta da mulher.

Na unidade móvel da ESF serão realizados exames rápidos de HIV e Sífilis, exames de glicemia, triglicerídeos, de colesterol e preventivo do câncer de colón uterino. Na Carreta da Mulher a previsão é que sejam realizados 150 exames por dia (50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos), além de aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia. As pessoas que visitarem o espaço da saúde também receberão orientações sobre alimentação saudável e folders educativos sobre dengue, DST/AIDS, reprodução humana e também contará com a distribuição de preservativos.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou uma unidade móvel de atendimento odontológico e equipes do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU).

O GDF Junto de Você já passou por Ceilândia, São Sebastião, Sobradinho (I, II e Fercal) e Planaltina.

Obras e serviços realizados em 2013 na saúde do Gama

O Gama já conta com 70% de cobertura pela Estratégia Saúde da Família. A população rural de Ponte Alta recebeu uma unidade básica de saúde e mais duas unidades básicas que abrigam quatro equipes de ESF foram abertas para atender aos moradores do Setor Leste e do Setor Sul.

No HRG foram criados serviços importantes que melhoraram a assistência aos usuários, como o Serviço de Hemodiálise, o pronto atendimento oftalmológico, implantação do teste do coraçãozinho e abertura do consultório de baixo risco da pediatria. Foram feitas manutenções prediais nas unidades de internações, aquisições de novos móveis hospitalares, inauguração da área para atendimento às vítimas de violência (Projeto Gardênia) e reforma do espaço físico do laboratório.

Em 2014 será inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do tipo III. A obra vai custar cerca de R$10 milhões e tem previsão de entrega para março. Serão oferecidos atendimentos nas especialidades de clínica médica e pediatria, serviços de radiologia, laboratório e exame de ecocardiograma.

Por Eliane Simeão, Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...