Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/20 às 19h31 - Atualizado em 11/03/20 às 15h44

Gerência de Nutrição reúne nutricionistas para apresentar protocolo

Documento padroniza o atendimento nutricional a pacientes internados em UTIs

 

A Gerência de Serviços de Nutrição (GESNUT) reuniu os nutricionistas de toda a rede, que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), para apresentar o protocolo aprovado pela Comissão Permanente de Protocolos de Atenção à Saúde (CPPAS) que padroniza o atendimento nutricional a pacientes adultos internados em UTIs.

 

“O objetivo do protocolo é padronizar os métodos de triagem e avaliação nutricional, prescrição dietética e monitoramento desses pacientes já que a prevalência de desnutrição é alta e está relacionada ao pior prognóstico do paciente”, explica Carolina Cunha, gerente substituta de Nutrição da Secretaria de Saúde.

 

A nutricionista Simone Sotero, servidora do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), apresentou o protocolo, e o nutricionista Guilherme Duprat, do Hospital de Base, apresentou alguns estudos de caso para consolidar a aplicação do protocolo.

 

O Protocolo de Assistência Nutricional do adulto em Unidade de Terapia Intensiva foi elaborado por um grupo de trabalho composto por nutricionistas com conhecimento de residência multidisciplinar.

 

A GESNUT também planeja elaborar outros protocolos para padronização das condutas em nutrição da pasta. Atualmente, está em construção o protocolo de assistência nutricional a pacientes menores de dois anos com alergia à proteína do leite de vaca.

 

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde