Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/15 às 12h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Gestantes do HMIB ganham sessão de fotos

COMPARTILHAR

Projeto atende pacientes internadas

BRASÍLIA (11/3/15) – Ação voluntária no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) oferece às gestantes internadas na unidade de Alto Risco sessão de fotos para registrar o momento da gestação. O projeto denominado Amor em Foco foi idealizado pela nutricionista do HMIB, Erika Furtado, em parceria com a fotógrafa Giuliana Schanden.

Segundo a idealizadora do projeto, gestantes em situação de internação ficam muito fragilizadas porque enfrentam várias situações que as abalam emocionalmente, como a privação do convívio familiar e o afastamento das atividades laborais. Ao considerar essa realidade, o projeto foi criado com o objetivo principal de proporcionar alegria às gestantes em internações prolongadas quebrando a rotina hospitalar, além de oferecer uma recordação do momento da gestação.

“Realizamos duas sessões fotográficas e o resultado foi lindo! As gestantes se produziram nas enfermarias, capricharam no visual e as fotos ficaram ótimas, uma recordação para toda a vida”, relata Erika.

As sessões são realizadas nos finais de semana ou em horários que não interfiram na rotina hospitalar. Para as pacientes que não possuem restrições médicas, as fotos são realizadas nas áreas externas do hospital. Para aquelas que precisam ficar restritas ao leito, as fotos são realizadas na própria unidade. O critério de escolha da pacientes para participar do projeto é o tempo de internação. Terão prioridade aquelas hospitalizadas por um período maior. O serviço oferecido pelas profissionais é totalmente voluntário e sem custo para as mulheres.

“Celebrar a gravidez com uma recordação física, como a fotografia, transforma essas mulheres, que se sentem cuidadas e observadas. É nítida a mudança no semblante delas durante a sessão”, explica Giuliana

Leia também...