Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/18 às 17h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Gestores da Saúde alinham ações para combater Influenza

Encontro reuniu gestores de todas as regiões de Saúde. Foto: Matheus Oliveira

 

 

Cerca de 150 gestores das regiões de saúde do Distrito Federal participaram, nesta sexta-feira (27), da oficina para alinhar as ações de enfrentamento à sazonalidade das gripes no DF, realizada na Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS).

 

O objetivo do encontro é que os dirigentes tracem estratégias em suas respectivas regiões para prevenir qualquer avanço das doenças causadas pelo vírus Influenza e outras síndromes respiratórias em circulação.

 

Classificação de risco, manejo e tratamento do paciente foram alguns dos temas abordados na oficina.

 

De acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra, o encontro reúne desde gestores da atenção primária, passando pela atenção secundária em nível de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), até atenção hospitalar em pronto-socorro.

 

“Estamos trazendo uma série de provocações às regiões, para colocar os gerentes de atenção primária, UPA, emergência e vigilância epidemiológica para discutir entre si quais são os melhores fluxos na sua área, organizá-los de acordo com suas características, pactuarem isso e levarem essa estratégia para suas regiões”, comentou Seabra.

 

“Cada gestor de uma região vai sentar e traçar as ações de acordo com seu perfil, sua capacidade. Não estamos impondo nenhuma estratégia de trabalho, mas que eles, dentro de suas realidades, trabalhem um melhor acesso do paciente aos serviços de saúde necessários”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica da SVS, Maria Beatriz Ruy.

 

Ao longo do dia, participaram gestores e servidores das regiões de Saúde Oeste, Sudoeste e Sul, no período da manhã, e da Leste, Norte, Central e Centro-Sul, à tarde. O evento, iniciado às 9h, tem previsão de terminar às 17h30.

 

Como suporte às atividades de saúde, o Protocolo de Tratamento do Influenza foi divulgado, nesta semana, pela Assessoria de Mobilização para Prevenção de Endemias da Subsecretaria de Vigilância à Saúde.

 

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde

 

Oficina de planejamento para vacinação H1N1