Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/19 às 12h39 - Atualizado em 9/05/19 às 12h42

Gestores da saúde recebem orientações sobre o Plano Plurianual

COMPARTILHAR

 

Reunião instrutiva orientou servidores sobre a elaboração do PPA 2020-2023

 

Gestores, diretores e demais servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal se reuniram, nesta quinta-feira (9), no auditório da pasta, para a abertura formal dos trabalhos de elaboração do Plano Plurianual (PPA 2020-2023). Na ocasião, eles receberam uma série de orientações sobre as metodologias usadas para formularem o planejamento estratégico dos próximos quatro anos.

 

Durante o encontro, foram apresentados os instrumentos, objetivos, dinâmica e cronograma das estratégias voltadas ao planejamento orçamentário da Secretaria de Saúde. Está é a terceira etapa do processo, que já abordou, em outros momentos, a qualificação da oferta da atenção primária à saúde e garantia do acesso aos serviços.

 

“Essa é uma reunião instrutiva, para validar os objetivos específicos do PPA, passar o cronograma das atividades e construir nossa minuta de proposta do Plano Plurianual, que vai ser encaminhada aos órgãos de planejamento até o final de maio”, explica a subsecretária de Planejamento em Saúde, Márcia Blumm.

 

A subsecretária também destacou a importância de se alinhar todos os instrumentos de planejamento de governo, entre eles o PPA e o Plano Distrital de Saúde 2020-2023. “Mês que vem começamos a trabalhar o plano distrital, que traz uma integração com esses objetivos que estamos trabalhando no PPA”, ressaltou.

 

Na reunião, os gestores foram informados de que será feito o monitoramento bimestral e quadrimestral das ações, tendo como uma das prioridades os indicadores de impacto das ações planejadas. Depois do encontro, haverá novas reuniões setoriais ao longo da próxima semana, na Secretaria de Saúde.

 

PERCURSO – O planejamento estratégico, suas metas e resultados serão apresentados tanto à Câmara Legislativa, com a entrega do Relatório de Atividade Quadrimestral (RAQ), como também ao Conselho de Saúde do DF, com a apresentação do Relatório Anual de Gestão. Ambos precisam ser validados e aprovados.

 

A responsabilidade para que o planejamento seja bem elaborado, acompanhado e avaliado é do corpo dirigente da Secretaria de Saúde.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF