Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/13 às 21h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Governador visita obras das UPAs de Ceilândia

COMPARTILHAR

Cada unidade realizará até 700 consultas por dia

Fotos: Renato Araújo

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, visitaram, nesta segunda-feira (4), os canteiros de obras das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Ceilândia.

A primeira UPA, na QNN 27, Área Especial D, será entregue no dia 20 de dezembro e a segunda, localizada na QI 10, lotes 71 a 118, no Setor de Indústrias de Ceilândia está prevista para abril de 2014.

De acordo com o governador, as UPAs de Ceilândia são uma estratégia do GDF para melhorar o atendimento às emergências na cidade. “Elas funcionarão 24 horas, como as demais UPAs do DF, para casos de menor complexidade, descongestionando o pronto-socorro do HRC”, afirmou.

“As UPAs vão beneficiar a população com uma média de 500 a 700 consultas por dia, em cada uma delas”, declarou o secretário de Saúde. De acordo com ele, as unidades em funcionamento realizam duas mil consultas por dia, o que equivale a 32% dos casos de emergência do Distrito Federal.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde de Ceilândia, Lucimar Gonçalves da Costa Zero, as duas UPAs vão absorver boa parte dos pacientes que procuram o pronto-socorro do HRC, onde são atendidos em média mil pacientes por dia.

As UPAs oferecerão atendimentos em Clinica Médica e Pediatria. “As unidades vão garantir maior humanização no atendimento, pois o paciente terá a garantia de resolução dos seus problemas de saúde, 24 horas por dia, mais próximo de sua residência, não precisando superlotar as emergências”, informa Lucimar Zero.

O diretor de Engenharia Arquitetura e Tecnologia (Deat) da Secretaria de Saúde do DF, engenheiro Carlos Sivieri, informa que a previsão de execução das obras está dentro do prazo. Cada Unidade vai custar aos cofres do GDF R$ 9 milhões.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547 /2539 e 9862-9226