Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 15h04 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Governo entrega novas obras no Gama

O investimento no centro de saúde foi de aproximadamente R$ 900 mil

O Governo do Distrito Federal entrega, na sexta–feira (16), a obra de reforma e modernização do Centro de Saúde 01 e a nova ala cirúrgica do Hospital do Regional do Gama. Durante dez meses, o prédio do centro de saúde passou por reformas na rede hidráulica, elétrica, além de pintura geral e readequação dos espaços físicos para atender melhor à população. O investimento no centro de saúde foi de aproximadamente R$ 900 mil.

O CS01 é referência para cerca de 17 mil habitantes, moradores das quadras pares do Setor Sul e das quadras 28 a 33 do Setor Oeste, zona rural de Ponte Alta e Engenho das Lajes. A unidade conta agora com cinco salas de acolhimento, e dois consultórios para atender aos usuários das equipes de Estratégia Saúde da Família. Além de salas de vacinas, banheiros para portadores de deficiência, sala de curativo, de medicação, farmácia, arquivo e laboratório.

A unidade de saúde atende com sete equipes da saúde da família, entre elas cinco são urbanas e duas rurais. Possui também um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), formado por médicos pediatras, ginecologistas, nutricionista e assistente social, que prestam apoio às equipes de Estratégia Saúde da Família da unidade.

A equipe do centro de saúde é composta por 12 médicos, nove enfermeiros, quatro odontólogos, 24 técnicos de enfermagem, 11 agentes comunitários de saúde e pessoal administrativo e de apoio.

São oferecidas diversas atividades à população de referência, como atendimento à saúde da mulher, adulto, idoso, imunização, grupo de tabagismo e terapia comunitária.

A nova ala cirúrgica do Hospital do Gama foi reformada em quatro meses, no antigo espaço de centro obstétrico. A área tem três salas cirúrgicas compostas de rede de iluminação, material para anestesia, equipamento de monitorização anestésica, mesa cirúrgica, uma sala de recuperação pós – cirúrgica com sete leitos, uma farmácia satélite destinada ao suprimento imediato para o setor, duas salas reservas para equipamento como monitor cardíaco, carrinhos de anestesia.

Com a modernização, o centro cirúrgico do HRG passa a contar com nove salas de procedimentos que atendem as especialidades de traumatologia e ortopedia, cirurgia vascular, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, urologia, oftalmologia, cirurgia geral e demais emergências. A recuperação da área da nova unidade foi realizada dentro de contrato de manutenção predial da Regional de Saúde do Gama. O hospital presta assistência aos moradores do Gama. Além disso, recebem pacientes de 25 cidades do entorno sul de Goiás, seis cidades de Minas Gerais e quatro da Bahia.

Dados de 2012 do HRG:
Exames laboratoriais: 1.203.719
Cirurgias: 4.861
Consultas ambulatórias: 28.923
Partos: 5.254
Exames radiológicos: 81.120