Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/20 às 16h10 - Atualizado em 29/01/20 às 17h46

Grupo de Convivência da UBS 1 do Gama recebe prêmio por boas práticas

A iniciativa promove autocuidado para pessoas idosas

 

O Grupo de Convivência da Unidade Básica de Saúde 1 do Gama foi premiado no “VII Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”. A iniciativa é da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Grupo tem o objetivo de promover o autocuidado para a pessoa idosa.

 

“Numa sociedade em que os idosos ainda são muito invisibilizados, pensar em um grupo que seja voltado só para eles foi fundamental. Assim eles se sentem valorizados e podem criar vínculos fortalecidos que ajudam no autocuidado e na percepção de uma vida mais satisfatória e saudável”, destaca a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da UBS 1 do Gama, Beatriz Schmidt.

 

O grupo foi criado em abril de 2017, visando a implementação de uma nova forma de atenção à saúde da pessoa idosa, com foco na prevenção e na promoção. O grupo oferece suporte para que os idosos obtenham um estilo de vida mais saudável e a percepção de maior satisfação com a vida. Com isso, houve uma diminuição na demanda por consultas, uma melhora importante do humor, redução do isolamento social, e a criação de vínculos mais fortalecidos.

 

“É fácil sentir, na convivência com eles, a satisfação de serem ouvidos e cuidados de forma integral”, pontua a psicóloga Beatriz.

 

Nas reuniões são realizadas Práticas Integrativas de Saúde, terapias comunitárias, rodas de conversa com temas que os próprios participantes trazem e também lanches comunitários.  Eventualmente, são realizados passeios a museus e parques para proporcionar lazer, cultura e diversão, além das confraternizações de aniversário e datas comemorativas. As reuniões, que são abertas para a comunidade, acontecem todas as segundas-feiras, às 16h.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação