Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/15 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Guará, Estrutural, Águas Claras e Vicente Pires receberão ações na 25ª Semana de Combate à Dengue

COMPARTILHAR

Em 11 meses, houve redução de 20,8% de casos de dengue no DF, comparado a 2014

BRASÍLIA (19/11/15) – Nesta sexta-feira (20), o Setor de Oficinas do Guará receberá a visita intensificada dos agentes do Grupo de Combate à Dengue (Geiplan/Dengue), com a realização de vistorias e entrega do check list, que orienta os locais que devem ser vistoriados pelo próprio comerciante ou morador do local. A ação faz parte das atividades da 25º Semana de Prevenção e Combate à Dengue.

Áreas como Guará, Estrutural, Águas Claras e Vicente Pires também serão visitadas pelo grupo. As regiões foram mapeadas de acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Vigilância Ambiental do Guará. No sábado (21), O Dia D de combate finalizará as atividades com uma carreata saindo da Administração Regional da Estrutural.

Em Vicente Pires, a sensibilização acontecerá no Jockey Club e em Águas Claras, que inclui ainda, Areal e Arniqueira, haverá força tarefa para visitação nas casas na busca de focos de criadores e entrega de check list para que o morador siga com o trabalho no seu dia-a-dia.

Com as atividades que vêm sendo realizadas de forma descentralizada, em 11 meses, houve redução de 20,8% de casos de dengue no DF, comparado a 2014.

Kenia Cristina de Oliveira, bióloga que trabalha junto ao Núcleo de Atenção do programa Saúde da Família, destaca a importância do trabalho diário na busca de possíveis focos do mosquito. “A Vigilância Ambiental busca na sua área de abrangência evitar os focos, principalmente, na visita domiciliar. Mas, sozinha, não consegue dar conta de tudo. Sempre frisamos que esse é um trabalho em conjunto. Não adianta o agente ir lá e, no outro dia, serem depositados objetos que servem de criadouro do mosquito”, declarou.

Por isso, Oliveira reforça que, além desse trabalho, as ações de educação nas escolas são essenciais para a mobilização contra a Dengue. O “Circuito Educação” será realizado na quinta-feira (19), na Escola Classe nº 5 com o teatro da Vigilância Ambiental”. O foco é captar agentes mirins que atentam os pais para os cuidados. “As crianças são sensacionais. Elas cumprem o papel direitinho dentro de casa e acabam alertando os pais sobre o que aprenderam na escola. Se vê um mosquito, já pergunta e fala o que tem que fazer, entre tantas outras histórias que já ouvimos delas”, declarou Kênia.

Ações específicas:
– Segunda-feira (16) – Sensibilização de Idosos no Centro de Convivência
– Quarta-feira (18) – Ação no Pólo de Modas
– Quinta-feira (19) – Teatro na Escola Classe nº 5 do Guará
– Sexta-feira (20) – Ação do Setor de Oficinas com manejo ambiental
– Sábado (21) – Carreata de Sensibilização da Dengue na Estrutural

Leia também...