Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/14 às 21h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Guará tem semana de sensibilização da dengue

COMPARTILHAR

Kits educativos e materiais informativos foram distribuidos 

A semana da Regional de Saúde do Guará está dedicada à dengue. Todas as unidades de saúde estão recebendo a visita dos agentes de vigilância ambiental para sensibilização sobre o assunto. Serão trabalhados temas como prevenção, ciclo do mosquito e da doença com stand demonstrativo. A atividade terminará amanhã no Hospital Regional do Guará.

Para as crianças, haverá interação lúdica e serão distribuídos kits educativos na faixa etária de 7 a 12 anos. A ação vem reforçar os cuidados que devem ser contínuos. Além disso, foi feita estrategicamente antes do feriado, momento em que a população costuma viajar. Esse pequeno período é tempo suficiente para o mosquito se desenvolver.

Sobre os casos confirmados de dengue no Distrito Federal, segundo localidade de residência, até a semana epidemiológica 14 de 2013 e 2014, o Guará registrou 157 e 89 casos respectivamente. Herica Marques, agente de vigilância ambiental, afirma que é um ganho essa diminuição, mas alertou para o aumento de notificação de casos nas quadras do Guará II (14, 22, 26 e 28). O clima quente e chuvoso é propicio.

“As quadras tem preocupado a unidade de Vigilância Ambiental do Guará que cuida, além do Guará, de Vicente Pires, Águas Claras e Estrutural. O que mais temos dificuldade é de entrar nas residências. Se não conseguimos isso, é impossível realizar um bom trabalho e identificar os focos. Contar com a população é essencial. Por mais que façamos o manejo ambiental nas áreas públicas, por exemplo, se jogar lixo lá de novo, nosso trabalho foi em vão”, afirmou.
O Núcleo Educativo tem trabalhado com palestras e panfletagem com abordagem focal nas residências. A unidade também atende às solicitações da população para realizar palestras em escolas, por exemplo. Ana Cristina França, servidora da Diretoria de Vigilância Ambiental, faz parte do teatro educativo e participou da ação para interagir com as crianças.

“O meu trabalho e trabalhar o tema de maneira leve e atraente. Com música e criatividade, se não eles acham tudo muito chato e não conseguimos a atenção deles”, assegurou.

Fabiana Pinheiro, arquiteta, estava com o filho no Centro de Saúde nº 02 aguardando uma consulta e elogiou a ação. “O material é bem interessante e estruturado. A maneira como foi feito chama a atenção e prende a criança. O stand mostra na realidade o que muitas vezes as pessoas só vêm em panfletos”, declarou.

Para receber a visita dos agentes e denunciar focos, a população poderá ligar no telefone no Núcleo Regional de Vigilância Ambiental do Guará (NURVAGUA): 3381-0508. Caso tenha suspeita de dengue, o paciente deverá procurar a unidade de saúde mais próxima. Todas estão equipadas com o teste rápido para a dengue.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF