Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/13 às 16h00 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

HBDF inicia processo de certificação internacional

COMPARTILHAR

Busca da melhoria da qualidade e segurança hospitalar

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) iniciou, nesta segunda-feira (4), a segunda etapa na caminhada pela busca da melhoria da qualidade e segurança hospitalar. É o primeiro hospital público do DF a submeter-se ao processo de avaliação internacional. A direção do HBDF escolheu como padrão a ser seguido a Joint Commission International (JCI). 

Técnicos da JCI estão no HBDF, de hoje até sexta-feira, orientando as chefias, com vistas à melhoria da segurança do paciente e a qualidade da assistência à saúde. O intuito dessa nova abordagem é antecipar a ocorrência dos erros, antes que eles causem danos aos pacientes em serviços prestados. Esse movimento para a segurança do paciente substitui “a culpa e a vergonha” por uma nova visão: “Repensar os processos assistenciais”.

Comissão internacional

O HBDF aderiu aos serviços de educação, consultoria, acreditação e certificação da Joint Commission International (JCI). A missão da JCI é a melhoria nos cuidados de saúde na comunidade internacional. O enfoque baseia-se nos mais elevados padrões dos processos voltados para resultados e ganhou o respeito de líderes importantes no mundo.

Algumas instituições certificadas no Brasil pela JCI: Hospital Sírio Libanês/SP, Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP, Hospital do câncer I e II/RJ, Hemorio/RJ, Hospital Mãe de Deus/RS, Hospital Moinhos de Vento/RS, Hospital Nove de Julho/SP e INTO/RJ.

José Roberto Bueno