Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/13 às 18h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

HBDF promove curso para novos técnicos de enfermagem

COMPARTILHAR

A gerência de Enfermagem do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está promovendo Curso Admissional para Técnicos de Enfermagem, na manhã e tarde desta quinta-feira (18), com a intenção de acolher os novos servidores concursados, que substituirão trabalhadores de contrato emergencial – em especial os lotados no Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No total 80 funcionários participam do treinamento. “Vamos situá-los na rotina à qual estarão submetidos neste hospital. São 12 horas de treinamento intensivo”, disse a enfermeira Luciene Lacort, lotada na Educação Continuada e responsável pela atividade.

O psicólogo e gerente de pessoal, José Carlos Castelo Branco, abriu os trabalhos pela manhã com uma apresentação sobre os direitos e deveres do servidor público. Em seguida, foi a vez da chefe da vigilância do HBDF, Deisi Emanuela da Silva Teixeira, falar sobre as normas e rotinas estabelecidas no hospital. A coordenadora do Núcleo de Resíduos, enfermeira Rosana Luz, ensinou como se gerencia os resíduos produzidos em ambiente hospitalar. A enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, Monalisa Susy fez palestra sobre a infecção relacionada a assistência a saúde.

Na parte da tarde, a enfermeira chefe do Escritório de Qualidade e Segurança do HBDF, Paloma Carvalho falou sobre as metas internacionais de segurança aos pacientes, acompanhantes e servidores. Fechando o ciclo de palestras, Luciene Lacort esclareceu dúvidas sobre a assistência ao paciente com parada cardiorrespiratória e a administração de medicamentos em diversas patologias, apresentando a teoria e mostrando na prática cada procedimento real.

A auxiliar de enfermagem Luciana Camargo de Assis, lotada na Clínica Médica do 11º andar do HBDF, afirmou que os orientadores e monitores do Curso focaram nas necessidades profissionais do dia-a-dia. “Foi uma experiência construtiva para a nossa formação. Estou muito motivada para o início dessa nova empreitada na minha vida”, encerrou a nova servidora.

José Roberto Bueno

Leia também...