Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/14 às 14h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HBDF: referência em trauma e emergências neurocardiovasculares

COMPARTILHAR

Unidade é especializada no atendimento de alta complexidade

O Hospital de Base (HBDF) tem como missão prestar assistência integral em serviços de saúde de alta complexidade, além de integrar ensino e pesquisa. Referência no atendimento de pacientes com trauma e problemas neurocardiovasculares, o HBDF realizou 236 mil consultas ambulatoriais e 131 mil atendimentos de emergência em 2013, além de 11,5 mil cirurgias e 13,7 mil internações.

O Centro Neurocardiovascular do HBDF chama a atenção de autoridades médicas de todo o País. Com 11 leitos de alta complexidade, equipados com o que há de mais moderno para o cuidado à vítimas de acidentes vasculares cerebrais ou infarto agudo do miocárdio, dispõe do serviço de hemodinâmica associado (cateterismo) em funcionamento 24 horas por dia, tornando-se referência para a rede pública e privada no Brasil.

Em 2013, foram realizados mais de quatro mil exames no setor e a expectativa é que esse número aumente em 15% neste ano. “A criação do terceiro turno da hemodinâmica foi um ganho essencial para o hospital, pois como referência em vários serviços e com Centro de Trauma na emergência, o atendimento se tornou mais eficiente e eficaz e passa a atender cada vez melhor a população”, afirma o diretor do HBDF, Julival Ribeiro.

O HBDF também conta com o Centro de Trauma que possui nove leitos. Segundo relatos do Ministério da Saúde (MS), é equipado com tecnologia para atender casos do mais alto nível de complexidade, que ajudam a elevar o DF à categoria de unidade campeã da Federação em captação de órgãos.

No ano passado, o HBDF recebeu um equipamento para verificação de hemorragias internas em pacientes vítimas de traumas. O aparelho de ultrassom de última geração é o Fast-Estendido em terapia intensiva que verifica, em até três minutos, a existência de sangramentos (abdômen, tórax, membros) e a integridade dos vasos sanguíneos. O Centro de Trauma do HBDF recebe uma média de 40 doentes por semana. Em 2013, foram atendidos 1.813 pacientes.

O HBDF conta ainda com uma equipe de 11 cirurgiões cardíacos e 43 médicos especializados em coração que atendem nas consultas ambulatoriais, nos exames (hemodinâmica e ecocardiograma), no centro neurocardiovascular, no pronto-socorro, no prédio de internação e UTIs.

Em 2013, 20 leitos do Serviço de Emergência foram reformulados e receberam equipamentos com tecnologia de ponta. “Graças ao investimento em tecnologia, contratações e treinamentos de pessoal para um atendimento mais humanizado, estamos salvando vidas e devolvendo cidadãos sem sequelas à sociedade”, reconhece Julival Ribeiro.

Bianca Lima, da Agência Saúde DF