Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/12 às 11h26 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Hemocentro conta com doadores para atender maior demanda

COMPARTILHAR

Férias pode provocar baixa de sangue em estoque 

Neste último ano, devido à melhoria da assistência à população com aumento de leitos e de mutirões de cirurgias que a Secretaria de Saúde houve um acréscimo de 10% na solicitação dos hospitais por bolsas de sangue e hemoderivados. Por conta deste aumento a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) solicita aos doadores voluntários de sangue que compareçam para fazer sua doação, garantindo que o estoque de sangue mantenha-se em níveis estratégicos e assegurando assim o atendimento aos pacientes internados.

Outro fator que pode provocar a baixa no estoque é o período de férias, já que os voluntários se ausentam da cidade. É importante lembrar, ainda, que todo tipo de sangues é fundamental, principalmente neste época.

“Estamos sempre lembrando aos nossos doadores que, sendo do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três vezes. Com isso, se tornam nossos doadores fidelizados que nos ajudam durante todo o ano a manter nossos estoques e prestar nosso apoio aos hospitais”, informa Ana Rita de Carvalho, chefe do Ciclo do Doador/FHB.

A gerente ressalta também que os hemocomponentes têm prazo de validade (as plaquetas, por exemplo, duram cinco dias). Por isso, as doações precisam ser feitas com regularidade e informa que quem quiser tirar dúvidas sobre doação de sangue pode consultar o site que é www.hemocentro.df.gov.br” ou ligar no 160, opção 2.

Para quem não sabe, o Hemocentro de Brasília é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para toda a rede pública de saúde, além de alguns hospitais conveniados/contratados como Hospital da Criança, Hospital Universitário, Hospital Santa Marta, entre outros.

Lena Nardelli