Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/13 às 18h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

HMIB e HRS sediam seminário Cirurgias Seguras Salvam Vidas

O Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) sediarão, nesta quarta-feira (24), o Seminário: Cirurgias Seguras Salvam Vidas, uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde – ANVISA/MS e da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS/OMS.

O seminário tem o objetivo de discutir sobre a segurança cirúrgica, com o intuito de prover maior conhecimento técnico para os profissionais de saúde que atuam nos centros cirúrgicos dos hospitais do DF. Também será lançado oficialmente o projeto que envolve um dos temas previstos no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), publicado no último dia 02 de abril, que prevê a utilização de protocolos que estão atualmente em consulta pública.

O Hospital de Sobradinho foi um dos quatros hospitais escolhidos pela Anvisa para iniciar o projeto. Segundo o diretor do HRS, Edival Job Rodrigues Pinheiro, a escolha justifica-se por ser um dos hospitais da Rede Sentinela da Anvisa e por seu reconhecido histórico de experiência como hospital de ensino.

A abertura será às 14h, no auditório do Hospital de Sobradinho e contará com a presença de Edmundo Machado Ferraz, representante do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), servidores da Anvisa, consultores da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e da gerência do Centro Cirúrgico do hospital Albert Einstein, Marina Hutter. “A segurança cirúrgica está sendo debatida mundialmente e o evento em questão consistirá em uma excelente oportunidade para a discussão local de ações que envolvem a segurança do paciente e a qualidade do atendimento prestado pelas equipes cirúrgicas nas salas de operações”, completa o diretor.

A mesma programação realizada no HRS será apresentada para os profissionais do HMIB, a partir das 19h30, no grande auditório.

Ana Luiza Greca