Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/13 às 18h46 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

HMIB ganha máquinas de anestesia de última geração

Mais segurança nas cirurgias


O Hospital Materno Infantil de Brasília – HMIB – adquiriu cinco máquinas de anestesia com tecnologia de ponta e tornou-se o único hospital do Distrito Federal a possuir esse tipo de equipamento. O objetivo da nova aquisição é trazer mais segurança na realização de anestesia, principalmente em bebês de baixo peso e prematuros.

No HMIB são feitas, em média, 394 cirurgias por mês. Por isso, optou-se por um modelo alemão que proporciona o suporte tecnológico para o monitoramento de excelência da temperatura, das taxas de oxigênio e gás carbônico e outros indicadores, o que proporciona maior precisão na dosagem anestésica. “Para as crianças enfermas essa precisão é fundamental por trazer mais segurança ao procedimento”, relata o chefe da unidade de anestesiologia e medicina perioperatória do HMIB, João Pereira.

Além da segurança, o equipamento barateia os custos porque permite uma anestesia com baixo consumo de gases. “Essa tecnologia é fundamental para a melhor sintonia entre a necessidade anestésica e o quadro clínico de cada paciente. Para os anestesiologistas do hospital é um privilégio dispor desse tipo de equipamento”, completa João Pereira.

A ação faz parte do projeto do hospital de ensino, que procura qualificar o hospital em três pilares principais: assistência, ensino e pesquisa. Segundo o diretor do HMIB, João Vilela, isso só foi possível por causa da autonomia do projeto que permite aplicar os recursos onde o hospital mais precisa atualmente, a modernização dos equipamentos. “Esse é um hospital de referência na área materno-infantil e também um hospital responsável por formar residentes e estagiários. Por isso, para melhorarmos a qualificação dos nossos profissionais e a assistência à população do DF, o nosso foco é o investimento no maquinário”, destaca.

Ana Luiza Greca