Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/14 às 12h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HMIB oferece atendimento ambulatorial para servidores

COMPARTILHAR

Agenda aberta em diversas unidades da regional sul

 

Os servidores da regional sul terão agenda exclusiva para atendimentos ambulatoriais com clínico geral a partir do mês de junho. Haverá horários disponíveis nos três centros de saúde, além da Unidade Mista, Adolescentro e o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

O ambulatório é destinado apenas aos servidores ativos e terceirizados da regional e as vagas são abertas de acordo com a demanda. Atualmente, são atendidos em média dez pacientes por turno.

“A aceitação por parte dos servidores foi imediata. Estou satisfeito em poder oferecer esse serviço para os colegas de trabalho”, disse o médico responsável pelo ambulatório, Joseval Bezerra.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, a iniciativa foi gerada a partir da demanda dos próprios servidores. O projeto criado com o objetivo de reafirmar a valorização dos servidores como um valor institucional foi intitulado “Cuidando do Cuidador”.

“Oferecer atendimento médico no próprio local de trabalho traz diversos benefícios tanto para os servidores quanto para a empresa. Colocamos a experiência da instituição a serviço dos servidores que são seu verdadeiro tesouro”, completa Roselle.

Para a servidora Roselane Cristina Passos, o ambulatório ajudará a diagnosticar e prevenir doenças que muitas vezes são negligenciadas pelos profissionais de saúde.

“O servidor de saúde se doa tanto que é justo que ele também seja cuidado. Ter um espaço de fácil acesso será fundamental para que isso ocorra. Eu trabalho há 15 anos no HMIB e é a primeira vez que eu vejo um cuidado assim com a saúde do trabalhador”, relata a servidora.

O programa de atendimento ao servidor também está fazendo parceria com a Medicina do Trabalho. De acordo Joseval Bezerra, por meio dos exames periódicos é possível identificar os servidores que mais precisam de atendimento e encaminhá-los para a consulta de forma mais rápida e eficiente.

Academias

Projeto Cuidando do Cuidador na Regional Sul oferece três academias populares (Ponto de Encontro Comunitário – PEC) instaladas no HMIB, Adolescentro e Centro de Saúde n° 7, oferecem aos servidores a promoção da saúde através de pratica esportiva. Além disso, a regional conta com o programa de enfrentamento ao alcoolismo, ginástica laboral e realiza o exame Papanicolau.

Agenda:

HMIB – Segunda-feira a quinta-feira – 18h às 22h (ambulatório 1)
Adolescentro – segundas-feiras – 7h às 12h
Centro de Saúde nº 7 – terças-feiras – 7h às 12h
Unidade Mista – quartas-feiras e quintas-feiras – 7h as12 e 7h as 11h
Centro de Saúde nº 8 – sextas-feiras – 7h às 12h
Centro de Saúde nº 5 – devido a reforma ainda não terá atendimento

Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226