Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 21h50 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

HMIB realiza I Semana do Bebê Prematuro

O Hospital Materno Infantil de Brasília/HMIB realiza até sexta-feira (19), a I Semana do Bebê Prematuro, nas dependências da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal/UTIN e Unidade Cuidados Intermediários Neonatais/UCIN. O objetivo é chamar a atenção para os cuidados do bebê prematuro, além de  reconhecer o trabalho da equipe de Neonatologia do HMIB.

Nesta edição da Semana, organizada pelo  Núcleo de Apoio Terapêutico/NAT, o slogan escolhido foi “Pequenos corações nas mãos de uma equipe de grande coração”. Toda a programação é destinada aos bebês, às mães-cangurus (quando o bebê prematuro permanece “amarrado” ao corpo da mãe) e aos profissionais de saúde que são especialistas em pacientes neonatais.

Dentre as atividades, destaca-se a realização do Canguru Fashion Week, em parceria com o Salão You Enjoy que oferecerá cuidados com os cabelos e maquilagem para as mães, que participarão de um desfile juntamente com os bebês. A programação inclui cinematerna, pic-nic, além de palestras sobre  psicologia, psicanálise, psicoterapia, aleitamento materno e prevenção de câncer de mama (em alusão ao Outubro Rosa).

A prematuridade ocorre quando a criança nasce abaixo de 37 semanas da idade gestacional. Para evitar que o bebê nasça antes do tempo, é fundamental que a mãe  faça o pré-natal no posto de saúde mais próximo de sua residência.

Para a chefe da UTIN/HMIB, Ana Lúcia do Nascimento Moreira, a prematuridade é responsável por um número expressivo de atendimentos no HMIB. “Atendemos na Neonatologia em média 70 bebês por mês, sendo que na maioria dos casos são bebês prematuros.”, enfatiza a neonatologista.

O compartilhamento das boas práticas em prol da vida é um fator de destaque da I Semana do Bebê Prematuro, para a coordenadora Geral de Saúde da Asa Sul – Roselle Bugarin Steenhouwer. “Os bons resultados do HMIB no atendimento à neonatalogia são obtidos devido à eficiência dos profissionais, aliado à tecnologia e, principalmente, à densidade dos cuidados, afetividade e carinho dos profissionais e das mães de crianças prematuras.”, destaca a médica.

O despertar sobre a temática e o reconhecimento do trabalho dos profissionais são os pilares da Semana, destacado pela chefe do NAT/HMIB, Clarissa Kahn. “Buscamos a motivação de realizar essa Semana – a exemplo da que ocorreu na Argentina pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância/UNICEF, para discutirmos continuamente sobre a prematuridade e mortalidade do recém-nascido. Esta também é uma oportunidade para agradecer aos profissionais do HMIB, que desempenham suas funções com muita dedicação e esforço.”, reflete a psicóloga.

Toda programação foi organizada com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, médicos (ginecologistas, obstetras e neonatologistas), enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, oftalmologistas, assistentes sociais entre outros.

Segue a nossa Programação:

Segunda-feira (15):
Manhã – Ornamentação com balões na UTIN e UCIN
Tarde – Cinematerna (“Jardim Secreto” – Sala Pires de Sá)

Terça-feira (16):
Tarde – Canguru Fashion Week (presença do Salão You Enjoy)

Quarta-feira (17):
Manhã – Homenagem aos profissionais do HMIB
Tarde – Grupo Psicoterapêutico Especial (Sala Pires de Sá)

Quinta-feira (18):
Manhã – Evento Cientifico: palestra com a drª. Daniela Scheinkman Chartelard.
Tarde – Cinematerna (documentário)

Sexta-feira (19):
Manhã – Evento Cientifico: palestra com a drª. Liliana Moraes da Sociedade de
Psicanálise de Brasília.
– Grupo Especial Multidisciplinar de Acolhimento em UTI
– Orientação sobre Aleitamento Materno e Câncer de Mama
Tarde  – Pic-nic no parquinho para mães e bebês da UCIN