Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/16 às 16h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Hoje é Dia dos Avós

Terapeuta avalia que relação com os avós é de extrema importância

BRASÍLIA (26/7/16) – Nesta terça-feira (26), é celebrado o Dia dos Avós. Em razão da data, a terapeuta ocupacional da Coordenação da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, Angela Maria Sacramento, explica que a relação entre avós e netos é de fundamental importância.

“O vínculo afetivo é muito importante. Além disso, a interação das gerações pode favorecer a troca de conhecimento, já que os hábitos de vida são diferentes. Muitas vezes, os netos vão ensinar algo aos avós que, normalmente, transmitem a experiência de situações que vivenciaram”, disse a profissional, ao citar que os jovens ensinam muito sobre a inclusão digital.

Angela destacou que os avós, por vezes, acabam cuidando dos netos por estarem vivenciado um envelhecimento mais ativo. Segundo ela, para manter a saúde, a principal dica é se cuidar, antes mesmo de chegar aos 60 anos.

“Temos que pensar que envelhecer começa após o nascimento, por isso, temos que ter hábitos saudáveis em todos os ciclos de vida. É importante ter alimentação adequada, sem muitos açucares, gordura e conservantes”, afirmou.

Segundo ela, a atividade física regular também é fundamental para a manutenção da capacidade física e cardiorrespiratória. Também é necessário realizar atividade cognitivas com o aprendizado de novas habilidades como, por exemplo, conhecer novos idiomas.

“Há ainda estudos correlacionando a atividade física à melhora cognitiva, porque melhora e fluxo sanguíneo e oxigenação cerebral, com efeitos inclusive na recuperação da memória”, disse.

IDOSOS – De acordo com os dados do Núcleo de Análise e Dados, da Secretaria de Saúde, 9,4% da população no Distrito Federal são idosos, o que corresponde a 273.903 mil habitantes. As cidades com o maior número de pessoas acima de 60 anos, proporcionalmente, são: Asa Sul (22%), Asa Norte (13%) e Gama 11,7%.

Atualmente, a Secretaria de Saúde oferece assistência aos idosos nos centros de saúde, que formam grupos para orientar sobre as doenças crônicas e oferecem consultas. Há também os ambulatórios especializados de psiquiatria, neurologia, geriatria, que podem ser acessados por intermédio de encaminhamento feito pela atenção primária.

DATA – O dia 26 de julho foi escolhida pelo o Papa Paulo VI, já que também são comemorados os Dias de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria, os avós de Jesus Cristo.