Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/13 às 19h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Homenagem a doadoras de leite materno em Santa Maria

COMPARTILHAR

Informações sobre importância da amamentação

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria promove nesta terça-feira (06), das 14h às 17h, a 3ª Festa do Aleitamento Materno, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno com o tema “Tão Importante quanto amamentar o seu bebê é ter alguém que escute você”.

“Vamos homenagear as doadoras de leite humano que com o seu ato de amor, vem nos ajudando a salvar vidas”, disse a Chefe do BLH de Santa Maria Karistenn Brandt. Vão ser sorteados brindes como toalhas personalizadas, violetas entre outros. As mães também vão poder se maquiar com uma equipe de maquiadoras profissionais.

As homenagens não vão ficar restritas às mães. Será exibido também um vídeo-documentário feito pelas mães, com apoio da equipe, em agradecimento pelo trabalho feito pelo BLH.

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 201, que fazem anualmente uma gincana onde arrecadam cerca de mil frascos para as doadoras, farão apresentações musicais e recitarão poemas em relação ao tema. As crianças poderão se divertir com pula-pula.

O BLH do HRSM é referência e tem como objetivos proteger, apoiar e promover o aleitamento materno. Segundo a chefe do BLH, além de incentivar a doação é necessário divulgar também a importância da amamentação. “Todo esforço deve ser feito para assegurar que o aleitamento materno seja amplamente praticado durante o maior tempo possível”, explicou Karistenn. No HRSM são feitas coletas, seleção e classificação, processamento, controle clínico, controle de qualidade e distribuição do leite humano. Além disso, existe o atendimento e apoio às mães na amamentação.

As coletas, em parceria com o Corpo de Bombeiros do DF, são realizadas em Santa Maria e no entorno do DF – Valparaíso I e II, Luziânia, Cidade Ocidental, Jardim Ingá, Pedregal, Novo Gama, Lunabel, Céu Azul, Lago Azul, Jardim ABC, e outros.